Veja as 4 principais tendências em logística

Na atualidade, para que as empresas possam aproveitar todas as oportunidades de crescimento oferecidas pelo mercado, é fundamental acompanhar e conhecer as principais tendências em logística.

Veja abaixo as 4 principais tendências para o mercado.

Logística reversa

O conceito de logística reversa é amparado pelo crescente interesse da sociedade mundial pela sustentabilidade e pela implementação de práticas gerenciais que favoreçam o melhor aproveitamento dos recursos materiais e humanos.

Assim, a logística reversa prevê o acompanhamento de todo o ciclo de vida de um produto, desde a sua produção até o uso pelo consumidor, tornando as organizações responsáveis por esse processo.

Além das questões legais relacionadas ao meio ambiente, as indústrias tornam-se cada vez mais conscientes. O impacto ambiental também é levado em consideração no conceito de logística reversa, que vem crescendo por meio das compras on-line.

Entrega antecipada

A entrega antecipada propõe uma evolução do conceito de Same Day Delivery (entrega no mesmo dia), prevendo as operações de saída do estoque antes mesmo que o cliente finalize o pedido de compra de um produto.

Trata-se de uma operação desenvolvida e patenteada pela Amazon em 2014, baseada no uso de algoritmos capazes de calcular o padrão de comportamento dos consumidores por meio do monitoramento contínuo de suas experiências de compra.

Com essa modalidade em sua empresa, conseguira fidelizar o cliente pelo serviço de agilidade prestado.

Canais de distribuição

A distribuição refere-se à movimentação física de um produto e o canal é o intermediário para a distribuição, que nem sempre está relacionado apenas ao consumidor final. Suprir comércios e indústrias com produtos ou matérias-primas também é uma responsabilidade da área de logística.

Investimento em tecnologia

A tecnologia é algo essencial e, por isso, está sempre presente nas empresas. Investir em sistemas integrados e que ajudem na coordenação do trabalho faz muita diferença para a área de logística. Além de facilitar o cumprimento das obrigações legais, como emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico, por exemplo, a tecnologia também auxilia nas melhorias de processos e o alcance de bons indicadores logísticos e resultados para sua empresa.

Na Logística de Transporte a tecnologia está cada vez mais em alta e vem sendo responsável por facilitar e melhorar processos. A integração de soluções em uma única plataforma pode trazer ainda mais facilidades e desenvolvimento para a área.

Para que consiga acompanhar as tendências do mercado, conte com uma empresa que segue inovando o seu produto, entre em contato com a nossa equipe comercial e conheça os sistemas que a Mantran pode lhe oferecer.