Gestão de estoques e armazém como organizar o dia a dia da empresa.

Gestão de estoques e armazém

A organização eficaz do estoque é um dos principais requisitos para uma companhia ser bem-sucedida das compras ao momento das vendas. Isso porque a armazenagem correta dos produtos garante mais eficiência para administrar saídas e entradas com precisão. Para ajudar você nessa tarefa, trazemos ao post de hoje as principais dicas de gestão de estoques e armazéns para organizar o dia a dia da sua empresa.

Entenda a diferença entre Estoque e Armazenagem

Primeiramente, é preciso entender que há diferenças sutis entre os termos Estoque e Armazenagem. Segundo especialistas, enquanto o primeiro refere-se ao depósito de matérias-primas que uma empresa utiliza, o último está relacionado aos produtos acabados. Mas, como regra geral, não se deve tratar o espaço em que ambos ficam guardados como um simples depósito, sob risco de se perder o controle de tudo o que entra, sai ou está ali há muito tempo.

Planeje as compras em detalhes

O sucesso do estoque começa na hora em que a empresa vai comprar itens para abastecê-lo. Certifique-se de que está comprando o essencial – sem excessos ou falta de produtos – e faça cotações em pelo menos três lugares diferentes, a fim de conseguir o melhor preço.

Para fazer boas compras é preciso conhecer seu cliente, já que é assim que se sabe o que é mais vendido e o que vem ficando parado nas prateleiras. Desse modo, além de saber o que comprar, você saberá a quantidade ideal para suprir sua necessidade, evitando o clássico problema das mercadorias encalhadas. Em outras palavras, assim é possível garantir um bom mix de produtos.

Armazene os produtos em local adequado

Não basta ter a quantidade e os produtos ideais, é preciso armazená-los em local correto. Embora muitos considerem que o estoque ou armazém é um espaço onde ficam materiais inúteis e toda a bagunça da empresa, o fato é que é preciso levar a sério a escolha do ambiente destinado ao depósito.

É essencial que o local de depósito seja limpo, seco, arejado e iluminado, longe de lixo ou qualquer item que possa fazer com que os produtos estraguem. Lembre-se: o estoque ou armazém contém dinheiro investido em forma de produtos.

Controle entradas e saídas de forma automatizada

Saber onde está cada item, quando ele chegou, qual a quantidade total no local, e se é perecível é fundamental para ter controle do estoque. E ter isso em mãos na era da tecnologia ficou mais fácil, já que sistemas automatizados são muito mais confiáveis do que simples pranchetas.

Embora planilhas possam ajudar na tarefa, a segurança e credibilidade das informações fica comprometida nesse método, uma vez que a falta de atualização das mesmas ou o preenchimento incorreto pelos responsáveis pode levar a falhas graves. Assim, optar por um sistema de gestão de estoque é uma escolha muito mais eficaz.

Com estrutura completa, programas como o sistema de gerenciamento de estoque e armazém WMS (Warehouse Management System) otimizam as atividades relacionadas ao depósito de materiais, reduzindo os custos e agilizando o processo de tomada das decisões. Com o sistema é possível ter controle do recebimento de produtos, endereçamento, armazenagem, separação de materiais, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos relacionados à mercadoria e controle de inventário (Saiba como implementar um software em sua empresa).

Faça inventários e análises periodicamente

Estabeleça alguns dias para realizar inventários e análises com base nos dados do mesmo. O inventário permite que os gestores da empresa chequem se o que consta no estoque ou armazém está de acordo com o que é informado no controle do estoque (seja ele em planilha ou sistema de gestão). Já as análises auxiliam as empresas a otimizar os custos com base nos dados levantados, e definir estratégias para diminuir a perda de produtos, além de tornar a qualidade do serviço cada vez melhor. É válido lembrar que um programa de gerenciamento ajuda muito nesse sentido, já que disponibiliza dashboards completos e atualizados sobre o estoque, que podem ser acessados a qualquer momento.

Lembre-se: uma boa gestão de estoque tem muitos benefícios

O gerenciamento correto do estoque ou armazém de uma empresa tem diversos benefícios que vão além da redução de custos. Fundamental para a logística, a gestão eficaz é capaz de alavancar a produtividade da empresa, possibilitar o aumento do lucro graças à aquisição de novos clientes, e otimizar o uso do espaço disponível no depósito (Leia também: 5 lições do dia a dia para aumentar a produtividade e reduzir custos no armazém).

Entre em contato com a Mantran e saiba como otimizar a gestão de estoque e armazém utilizando sistemas inteligentes e ideais para sua empresa.