Software de gestão de estoques. O que é importante considerar para contratar?

Software de gestão de estoques

Com a chegada da transformação digital, soluções logísticas inovadoras passaram a se tornar acessíveis também para pequenas e médias empresas. Anteriormente, os recursos mais avançados desse segmento estavam majoritariamente disponíveis somente às grandes corporações. Assim, para manter a competitividade do negócio, tornou-se vital que empresas logísticas de todos os tipos e tamanhos contem com Sistemas de Gestão de Armazém, também conhecidos como WMS.

Tudo por que, com esses softwares é possível aumentar de forma bastante significativa a eficiência, reduzir custos de maneira acentuada, além de agilizar todos os fluxos de trabalho, sempre com muita organização e estratégia.

Com certeza, você já sabe da importância de contar com um software WMS para promover a boa gestão de seu armazém, mas, provavelmente agora, a dúvida é a respeito do que considerar antes de contratar esse tipo de sistema, certo?  

Por isso, hoje vamos esclarecer quais pontos você precisa ficar atento antes de selar essa contratação. Confira!   

Facilidade de instalação e utilização do WMS. Os primeiros passos

O primeiro ponto a ter em vista quando se procura um WMS é a sua facilidade de utilização. É claro, que o tempo despendido desde a implementação da solução até à fase de funcionamento também precisa ser deixado bem claro. Afinal, as pequenas e médias empresas logísticas precisam de uma ferramenta de rápida instalação, pronta a funcionar no menor tempo possível e que não exija muito tempo de formação/aprendizagem de uso.

Um bom sistema deverá exigir pouca formação, mesmo para os colaboradores sem experiência de utilização da tecnologia, e deve ser bastante amigável e intuitiva. Menus de fácil acesso e um painel de controle simples e claro, fazendo com a ferramenta permita não só a eficiência dos colaboradores, mas também de toda a empresa.

As funcionalidades ideais para as demandas da sua empresa

Procure saber em detalhes como o WMS irá ajudar o seu negócio, e de que forma irá agilizar corretamente todos os seus processos. O software deverá ser capaz de ajudar a resolver todas as problemáticas relacionadas à gestão do estoque e fornecer uma solução de forma organizada. Os processos de negócio, os desafios e as estratégias devem ser claramente identificados antes de se proceder à escolha do WMS, para garantir que a opção escolhida cubra todas as suas necessidades organizacionais da empresa.

Em suma, podemos dizer que você precisa de um sistema de gestão de armazém que torne o seu negócio mais eficiente, mais rentável, exigindo o mínimo de assistência técnica.

Integração aos processos de negócio

É fundamental que o sistema seja capaz de integrar todos os processos de negócio da empresa. O software ideal irá gerir uniformemente todas as atividades do armazém, os recursos humanos, produtos e movimentações, permitindo uma fácil análise da eficiência dos colaboradores e do inventário.

Assim, é preciso encarar o WMS como uma ferramenta que permite maior visibilidade de todos os processos, e tudo por meio de uma única plataforma, com capacidade de acessar todos os tipos de dados da empresa, processando-os de forma eficiente.

Flexibilidade e integração

Antes de efetivar a contratação, considere o quão flexível é o sistema que você está procurando, pois  toda empresa tem o objetivo de expandir os negócios, e para isso, precisa de ferramentas digitais que acompanhem o seu crescimento. Nenhuma companhia quer ficar presa a uma ferramenta que rapidamente se torna obsoleta e que principalmente, não se integra com as novas tecnologias que surgem no mercado.

A ferramenta que você procura deverá ser flexível o suficiente para acompanhar o crescimento da sua atividade e não custar mais dinheiro a longo prazo.

Agora, que tal conhecer o WMS ideal para a sua empresa? Acesse e confira!