Transporte de Carga Refrigerada | Mantran

carga-refrigerada

As mercadorias requerem muito cuidado durante o transporte, então a condução de cargas refrigeradas são realizadas em caminhões frigoríficos, para garantir a conservação, temperatura ideal, armazenamento e manutenção.

As cargas que necessitam desse sistema para manter a temperatura adequada, geralmente percorrem pequenas distâncias, de forma a não ter a qualidade comprometida. Veja abaixo os 4 principais recursos para manter a carga conservada.

1. Processo de refrigeração e congelamento

A refrigeração é a principal ferramenta para combater deterioração dos alimentos, e, quando insuficiente ou desregular, pode causar problemas na qualidade da carga, até mesmo a perda desses produtos.

As técnicas mais eficientes para o armazenamento e conservação de perecíveis são a refrigeração e o congelamento. Então, na hora de adquirir um produto, observe se o alimento está corretamente refrigerado e em boas condições.

2. Transporte correto de carga refrigerada

O transporte da carga é a etapa mais vulnerável de toda a mercadoria, devendo estar em sinergia com as condições de embalagem, armazenamento e preservação. Porém, para realizar esse tipo de serviço, é ideal ter veículos específicos que tenham espaço interno e ofereçam lugar para evitar dano às cargas.

A instalação do sistema de refrigeração deve ser realizado por empresas com experiência no mercado. Devem ser tomados alguns cuidados durante o transporte.

3. Conservação da Mercadoria

Dentre as maiores preocupações estão o manuseio, o acondicionamento, transporte e a embalagem das mercadorias. A embalagem deve ser obrigatoriamente de acordo com o produto e suas condições especiais para transporte, dimensões e natureza.

Se essas questões forem cuidadosamente avaliadas, o índice de perda de produto reduz ao máximo.

4. Rotas curtas para carga refrigerada

As rotas devem ser planejadas a minimizar os riscos e as possibilidades de complicações no decorrer do trajeto, garantindo assim a qualidade do serviço e transporte das mercadorias.

Gostou de aprender como transportar cargas refrigeradas? Para receber mais conteúdo como este nos siga nas redes sociais.