Entenda a diferença de carga dedicada e fracionada

cargas-sistema-para-transportadora

Quando se pensa em transporte de carga muitos imaginam que tudo não passa de simplesmente carregar um caminhão, ou qualquer outro tipo de veículo, com um ou vários produtos, e este sair rumo a um destino pré-determinado, mas existem diferenças entre cargas dedicadas e fracionadas.

O que é carga dedicada?

Existem empresas que necessitam de um modelo logístico exclusivo, cujas operações precisam de uma logística diferenciada.

Então, no transporte de carga dedicada, o cliente pode utilizar o espaço do veículo na sua totalidade. Assim, como pode apenas contratar um serviço de entrega exclusiva, sendo realizada a coleta com transporte direto ao destino, sem a obrigação de preencher todo o espaço disponível no veículo que fará a entrega.

Portando, trata-se de um transporte personalizado, por atender as necessidades logísticas de um único cliente. Nessa modalidade, encaixam-se os transportes de cargas emergenciais. geralmente realizados por logística aérea ou multimodal. Inclusive, em muitos casos com prazo de entrega de menos de 24 horas.

O que é carga fracionada?

Nem sempre a remessa de determinado cliente possui um grande volume. Então, para que o veículo deslocado ao transporte da carga tenha grande parte do seu espaço físico preenchido. Tornando assim os custos da carga menor, são coletados volumes de diversos remetentes.

Portanto, seu principal objetivo é reunir produtos de diversas localidades. Este tipo de transporte é usualmente realizado em transportes. Neste caso, o sistema de transporte necessita estar alinhado para que as coletas sejam realizadas em tempo hábil, efetuando assim as entregas nos prazos estabelecidos.

Como utilizar o sistema TMS para auxiliar nos modos de transporte?

Um sistema TMS é essencial para ter o total controle de sua operação, você encontra dentro do sistema os números reais de sua empresa para que consiga tomar as decisões necessárias para o crescimento de sua estrutura, para ter acesso ao nosso sistema entre em contato com nossos consultores e descubra os benefícios do sistema Mantran.