Veja como aumentar o lucro da transportadora com 6 dicas.

como-aumentar-o-lucro-da-transportadora

Você sabe como aumentar o lucro da sua transportadora? Toda empresa tem o objetivo de expandir as suas operações, fazendo com que o faturamento cresça ano a ano e melhorando o controle dos custos e das despesas para que isso gere um impacto positivo em suas margens. No segmento de transportes, não é diferente.

O empreendedor atuante no mercado quer ganhar dinheiro. Isso é um fato e, se esse objetivo não estiver no centro das atenções, é bem possível que o negócio não prospere. Mas não se trata meramente de enriquecer por enriquecer, afinal, o sucesso de qualquer empresa depende dessa capacidade.

Para você que quer saber como aumentar o lucro da transportadora, preparamos este artigo. Aqui, você poderá encontrar algumas sugestões de iniciativas que podem fazer toda a diferença em seu negócio. Continue a leitura!

Por que é importante aumentar o lucro?

As organizações, independentemente do segmento de atuação, oferecem produtos e serviços visando vendê-los para clientes, o que representará o seu faturamento. Para conseguir entregar aquilo que foi comercializado, há uma série de processos que devem ser realizados, como compra de matéria-prima, transformação dos insumos, gastos com marketing e movimentações de estoque, além de atividades de suporte como finanças ou RH. O saldo dessa dinâmica é o lucro.

Porém, é preciso buscar um equilíbrio. Salvo algumas exceções pontuais, não adianta vender muito se os custos não estão sob controle. Também não resolve ter a melhor operação interna do mundo, se não há clientes comprando. Todo o esforço deve ser no sentido de aumentar o faturamento, sem que isso represente um crescimento proporcional nos gastos.

Ao atingir o lucro de maneira consistente e progressiva, a empresa pode reinvestir no negócio, contratando funcionários mais qualificados, aumentando as verbas publicitárias e comprando maquinário mais moderno, por exemplo.

Qual é a relevância do lucro no segmento de transportes?

Quando falamos de transportadoras, isso fica ainda mais claro. Afinal, essas empresas atuam prestando o serviço de translado de insumos e mercadorias, desde que tenham veículos e locais de armazenamento disponíveis.

Uma transportadora lucrativa se torna capaz de investir no aumento de sua frota, em novos modais, na construção de armazéns e docas que facilitam o fluxo daquilo que distribuem para seus clientes, sem depender de capital de terceiros para alavancar suas operações.

Como aumentar o lucro da transportadora?

1. Reduza as despesas com frete

O serviço de transportes, assim como acontece com qualquer outro, gera alguns gastos que são necessários para que possam ser executados. As principais despesas, especialmente na logística rodoviária, dizem respeito ao combustível, ao pedágio e à manutenção de caminhões, carretas e carros, além dos salários dos motoristas e ajudantes.

Ou seja, é fundamental estar atento a todos esses componentes e trabalhar para reduzir os seus impactos, determinando melhores rotas para aproveitar o abastecimento em locais em que o diesel ou a gasolina custam menos e fazendo a manutenção preventiva dos equipamentos, evitando altas despesas com a substituição de peças quebradas.

2. Realize uma avaliação dos processos internos

Se o que faz o seu negócio acontecer não estiver funcionando de maneira eficiente, como em um mecanismo em que tudo está encaixado, dificilmente você terá a chance de mapear as oportunidades de melhoria. A forma como as atividades são executadas, os procedimentos e as ações de rotina devem ser compreendidos e analisados para verificar se os objetivos estão sendo atingidos.

É importante também que todos os colaboradores sejam treinados para lidar com as questões que surgem no dia a dia, contribuindo para que o desempenho seja sempre o mínimo ou acima do esperado. Depois que um processo é estabelecido e documentado, a empresa adquire a capacidade de mensurar e refinar o que está acontecendo uma das principais dicas para aumentar o lucro da transportadora.

3. Faça uma gestão de armazenamento eficaz

Uma das partes mais importantes na logística é a armazenagem. Para que o transporte possa acontecer com agilidade e economia de recursos, é fundamental que os itens a serem movimentados estejam organizados, facilitando a carga e a descarga.

Quando esse gerenciamento não é feito da melhor maneira, há perdas com quebras e extravios de itens, além do gasto excessivo de tempo dos colaboradores, que têm a função de inserir ou retirar as cargas dos modais. Ao buscar uma armazenagem mais inteligente, é possível melhorar a atividade de transporte e aumentar as margens do negócio em geral.

4. Busque um nicho de atuação

As transportadoras podem prestar serviço para os mais diversos tipos de indústria. Nesse sentido, uma atitude importante por parte do empreendedor do ramo é definir quais mercados ele pretende atender. Isso determinará as características da frota, as tarifas que serão cobradas e os tipos de entrega que podem ser realizados.

É interessante se estruturar para se diferenciar dos competidores, trabalhando com nichos pouco explorados ou entregando uma proposta de valor que seja atrativa no segmento que pretende atender. Por exemplo, avaliando o que precisa ser feito para transportar cargas especiais, que pagam valores mais altos pelo serviço.

5. Capacite motoristas e ajudantes

Diversos custos podem ser reduzidos quando os colaboradores sabem as melhores maneiras de agir nas diversas situações. É possível economizar combustível e outros itens, como pneus e componentes mecânicos, quando há uma direção mais atenciosa e segura.

Além disso, o cuidado pode ajudar a reduzir problemas de produtos que precisam ser substituídos em virtude de quebras decorrentes da movimentação.

6. Utilize a tecnologia a seu favor

Os avanços tecnológicos estão permitindo realizar as atividades de uma forma cada vez mais otimizada. Além de desburocratizar uma série de rotinas, substituindo a necessidade de alguns operadores humanos, eles trazem a capacidade de geração e coleta de dados. Ou seja, ao investir em softwares para suporte dos processos, além de economizar com colaboradores, é possível obter informações cruciais para tomar decisões mais acertadas.

Hoje, existem diversas opções de sistemas dedicados, que servem para melhorar o negócio de transporte, que vão desde o cálculo das rotas e o controle dos estoques, até questões administrativas — como a parte financeira ou a emissão das guias de conhecimento.

Com certeza, entender como aumentar o lucro da transportadora é algo que deve ser buscado incessantemente por todo empreendedor do ramo. Afinal, essa ação permite um melhor planejamento e o investimento para o crescimento do negócio.

Gostou do artigo e quer mais informações sobre o assunto? Então, convidamos você a baixar o e-book com as 4 principais formas de alavancar os lucros em sua transportadora!