Como a tecnologia vem se tornando uma aliada das transportadoras.

Gestão de transportadoras

Simplesmente fundamental em todo o ciclo que envolve logística e suprimentos, o transporte rodoviário de cargas agregou a tecnologia como ferramenta essencial para o dia a dia das empresas que atuam nesse segmento.

Por isso, há alguns anos, os gestores dessas companhias vêm notando uma verdadeira transformação nos campos de gestão, organização e distribuição do serviço. E os grandes responsáveis pelo implemento dessas mudanças são os softwares, que otimizam, facilitam e trazem muito mais qualidade a todos os processos.

Por que eu preciso adotar a tecnologia? Apostar em recursos tecnológicos para o setor de transporte de cargas é fundamental para que todos os processos se tornem ainda mais eficazes. Os ganhos em produtividade e qualidade são imediatos. E, quando pensamos na competitividade do mercado, esse fator torna-se ainda mais crucial, já que estar atualizado em termos de tecnologia é um imenso diferencial. Aqui mesmo no blog já falamos sobre as principais vantagens de se utilizar um software de gerenciamento para transportadoras.

Pode-se dizer que algumas das principais ferramentas de tecnologia adotadas atualmente são o TMS –   sistema de gerenciamento de transportes, sistemas de rastreamento e monitoração, sistemas de roteirização de veículos e WMS – sistema de gerenciamento de armazéns.

Conheça mais sobre algumas dessas soluções:

TMS (Transportation Management System)

O sistema de gestão de transportes ou TMS (Transportation Management System), é um software usado para planejar rotas, otimizar carga, administrar as atividades da transportadora, entre muitas outras funções. O TMS integra operações e funciona como uma rede colaborativa entre toda a equipe e também os clientes.

Ao implementar essa ferramenta, uma empresa consegue atingir ótimos resultados, como:

  • Por meio do bom planejamento de rotas é possível reduzir custos;
  • Melhor visibilidade de toda o ciclo de transporte de cargas;
  • Garantia de conformidade e cumprimento das obrigações fiscais;
  • Confere mais flexibilidade caso mudanças sejam feitas nos planos de entrega;
  • Dá suporte às tomadas de decisão uma vez que gera relatórios e análises baseados em indicadores de performance.

Descubra como o TMS da Mantran pode fazer toda a diferença para a suas operações, afinal, ele traz soluções extremamente inteligentes e úteis como localização de cargas, rastreamento por celular, emissão de Cte e MDFe, Módulo Financeiro, além de muitos outros recursos.

WMS (Warehouse Management System)

O WMS (Warehouse Management System) é um software criado para gerenciar rotinas relacionadas ao estoque. Ele pode ser implantado sozinho em uma empresa ou fazer parte de um sistema como um ERP ou Sistema de Gestão Empresarial.

A tarefa de cuidar do estoque exige muita organização e uma solução como essa é imprescindível para as empresas. Processos feitos de forma manual podem levar a erros como falta ou excesso de produtos estocados, o que muitas vezes acarreta em prejuízo financeiro para a empresa.

Assim como o Sistema de Gestão de Transportes, o WMS gera uma série de benefícios como mais visibilidade, precisão, controle e possibilidade de reduzir custos.

Conheça algumas das funções que essa ferramenta realiza:

  • Programação: entrada e saída de pedidos;
  • Recebimento e inspeção de cargas;
  • Endereçamento dos itens;
  • Embalagem;
  • Estocagem;
  • Separação dos pedidos;
  • Carregamento e expedição;
  • Emissão de documentos;
  • Inventário.

Para entender como o WMS da Mantran pode ser útil em seu dia a dia, clique aqui. Ele atende os processos de Agendamento, Recebimento, Conferência, Armazenamento, Separação, Embarque, Etiquetamento, Inventário, NFe de Retorno de Armazenamento e Informações Gerenciais, através de Dashboards, Coletores de Dados e Tablets.

Para entender quais as soluções tecnológicas ideais para sua empresa de transportes e logísticas, fale agora mesmo com um de nossos especialistas.