Como um software contribui para o planejamento da transportadora?

Como um software contribui para o planejamento da transportadora?

A transformação digital deixou de ser uma tendência e se tornou quase que uma obrigação para as empresas que pretendem se manter competitivas e produtivas em um mercado cada vez mais concorrido.

Na cadeia de suprimentos, a tecnologia está presente nos dispositivos, sensores, armazenamento, embalagens e transporte. E para que tudo isso funcione de forma integrada, é necessário que haja um software para transportadora.

Apesar de os programas logísticos estarem ganhando cada vez mais espaço, muito gestores ainda não conhecem os reais benefícios que essa ferramenta traz para as suas operações. Alguns optam por softwares de gestão genéricos, não direcionado para a área, e deixam de ter várias vantagens práticas para o setor.

Neste post, vamos entender melhor como um sistema digital contribui para as etapas de planejamento em uma transportadora e os benefícios de contar com essa ferramenta. Acompanhe!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Quais são os benefícios do uso de um software para transportadora?

A primeira vantagem que o software logístico traz para a empresa é a facilitação para a realização dos planejamentos. Para que tudo ocorra bem e os prazos sejam cumpridos, deverá ser feita uma avaliação periódica, para saber se as ações estão sendo efetivas, ou se há a necessidade de mudar alguns pontos, a fim de que os objetivos sejam alcançados.

Vamos supor que você necessite saber o quanto a empresa gastou com combustível nos últimos três meses. Levantar esses dados de forma manual não será nada intuitivo. Serão horas de trabalho e muitos papéis para dar conta, totalmente fora dos padrões atuais.

Com um programa que permita a gestão de frotas, com apenas alguns cliques você terá as informações necessárias para o cálculo, poderá obter gráficos e relatórios personalizados, fazer comparações e tomar decisões com muito mais embasamento e precisão. Ter essa facilidade de acesso a informações facilitará na negociação com os fornecedores, permitindo assim que a transportadora consiga preços melhores e condições de negócio diferenciadas.

Otimize os processos internos

Uma das formas de tornar uma empresa pouco competitiva é criar uma série de processos burocráticos e contratar profissionais apenas para solucioná-los. Aliás, essa é uma das principais barreiras de produtividade que vem assolando o nosso país, que parece ter vocação para burocracia.

O software de logística é a solução para as transportadoras aumentarem os índices de produtividade, reduzindo um emaranhado de processos burocráticos. Esse sistema será responsável pela automatização de diversas atividades, reduzindo a necessidade de preenchimento de dados repetitivos, excluindo processos desnecessários, além de oferecer um sistema de busca inteligente, que agiliza muito a rotina.

Existem programas que possibilitam ao operador logístico integrar o estoque ao módulo de pedidos. Com algumas configurações, o processo de geração de pedidos se torna automático toda vez que um produto chegar a um determinado nível.

Outro processo que poderá ser otimizado com o uso dos sistemas digitais, é o layout dos produtos do armazém. Com a possibilidade de gerar uma curva ABC, o operador poderá identificar quais itens têm um giro maior, posicionando-os mais perto da área de escoamento, promovendo assim uma redução de custo e aumentando a produtividade.

Melhore a comunicação

O setor logístico envolve toda uma cadeia, que vai desde a produção, passando pelas vendas, fornecedores e clientes. Nesse cenário, ter uma boa comunicação é essencial, para que os processos encadeados entre os membros dessa cadeia se tornem fluidos.

Com o uso do software para transportadora, será possível mandar mensagens com envios automáticos, para os mais diversos fins. Assim, criar mensagens programáveis durante o planejamento estratégico, para que elas sejam enviadas no momento certo será mais prático. Além disso, esse processo permite que o operador consiga enviar de uma vez só, mensagens para todos os envolvidos, deixando-os a par de qualquer mudança de planos ou outras informações relevantes.

Reduza custos

Esse é um dos benefícios mais desejados pelos gestores e, com um programa de qualidade, aliado às estratégias corretas, será mais fácil reduzir alguns de seus custos. Isso porque, com uma operação bem planejada, a empresa terá mais visão para fazer análises preditivas, antecipando problemas e apresentando as alternativas.

Um dos pilares da redução de custos é o aumento da produtividade, que permite a empresa produzir muito mais, com a mesma estrutura e equipe atual. O software de logística promove esse aumento. Com o seu uso, torna-se desnecessária a criação e o preenchimento de planilhas e e-mails que informam status dos veículos entre outras funções, que são automatizadas após a implementação da tecnologia.

Sendo assim, os operadores ficam mais livres para focar em atividades de maior valor agregado, diminuindo a necessidade de horas extras e melhorando a capacidade de atendimento.

Outro processo que aumenta os custos de uma empresa logística, são os erros de entrega, já que há a perda de recursos com uma tarefa nula e que, provavelmente, terá que ser refeita, eliminando a possibilidade de lucro. O software de gestão logística reduz essa margem de erros.

Qual o tipo de software adequado para a transportadora?

Sem dúvida nenhuma, o melhor software para transportadoras é o TMS — Transportation Manegement System, Sistema de Gerenciamento e Transporte, em português. Como o nome sugere, ele foi desenvolvido com foco total nas atividades relacionadas ao transporte.

Ele permite à empresa alcançar todos os benefícios citados neste post: aprimorar os processos logísticos e de distribuição, tornar a gestão mais moderna, eliminar papéis e planilhas, entre outras. Oferece também, um controle maior sobre as informações, centralizando os dados e agilizando a execução de atividades.

Um fator importante e que deve ser frisado em relação ao TMS, é que sua finalidade não se restringe apenas ao registro de dados. Ele é um aliado da tomada de decisões, pois, apresenta informações importantes — como as simulações de frete —, informa qual é a melhor rota para determinado serviço, controla diversas tabelas de frete, realiza a gestão de ocorrências entre outras atividades, que facilitam muito o dia a dia.

Como escolher bem fornecedor de software para transportadora?

Um dos primeiros fatores que você deve analisar para fazer a sua escolha é a análise das principais funcionalidades do programa. Um bom software de gestão de transportes, como o TMS, deve oferecer funções que permita um controle sobre as atividades principais desse setor. Entre as principais se destacam:

  • planejamento de rotas.
  • controle de peças e acessórios;
  • gestão da documentação;
  • planejamento e controle de manutenções;
  • cadastro de veículos;
  • rastreamento;
  • mobilidade;
  • controle financeiro.

Outro fator que deverá ser analisado na escolha é se o programa se integra aos outros sistemas que a empresa utiliza, permitindo assim uma gestão mais integrada, a centralização de dados e a análise de métricas da empresa como um todo.

Antes de decidir, não se esqueça de conhecer bem o fornecedor que pretende contratar, antes de fechar negócio. Visite o seu site, verifique a sua reputação com outros clientes, e solicite uma avaliação gratuita, para conferir a sua qualidade.

Como vimos neste post, o software para transportadora entrega benefícios que vão muito além do planejamento. Com ele, será possível modernizar a sua gestão, automatizar processos e aumentar a produtividade. Ter um sistema desses é, sem dúvidas, estar um passo à frente da concorrência.

Gostou deste post? Quer potencializar a sua gestão utilizando um software que atenda todas as suas necessidades? Então entre em contato conosco, temos uma solução para você!