Cross Docking, descubra as vantagens dessa estratégia.

cross docking e suas vantagens

Neste artigo iremos descobrir o que é a modalidade de Cross Docking e as vantagens que essa estratégia pode trazer para sua empresa.

O Processo é adotado por empresas que não dispõem de local para ter um estoque volumoso, ou seja, o produto é enviado do fornecedor para o centro logístico, que verifica e envia o produto diretamente para o cliente final sem a necessidade de deixá-lo armazenado.

Este processo traz diversos benefícios para sua empresa e seu cliente, veja 5 deles abaixo.

  •  REDUZ GASTOS COM ESTOQUE.

Como você não irá precisar de um galpão para armazenagem dos produtos, você reduz imensamente os custos com local, funcionários e outros gastos.

  • AGILIDADE

O produto é enviado diretamente ao centro de distribuição, que possuí o papel de recebe-lo, conferi-lo e redireciona-lo para o seu cliente final, da forma mais rápida possível, pois não há armazenagem nesse processo, fazendo com que o tempo de entrega seja feito em menor prazo.

  • DIMINUIÇÃO NO RISCO DE DANO NA MERCADORIA

Como o processo de Cross Docking consiste em receber e redirecionar o produto, o risco de haver algum dano na mercadoria é muito menor, pois são efetuados menos processos de manuseio até o cliente final evitando gastos para repor a mercadoria.

  • ÓTIMA ESTRATÉGIA PARA REGIÕES COM RESTRIÇÃO DE TRÂNSITO

A entrega do seu fornecedor até o centro logístico pode ser efetuada por meio de veículos maiores e com maior capacidade de carga, após a entrega é feita a conferencia, embalagem e redirecionamento para os clientes em veículos menores pela dificuldade de circulação em grandes cidades.

Lead Time é o tempo que leva o processo do seu cliente efetuar a compra até entrega ser finalizada, na modalidade de Cross Docking como não há necessidade de armazenamento as empresas conseguem reduzir este tempo tendo uma maior facilidade em agradar o cliente final.

Como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

A utilização de um sistema TMS e WMS é fundamental para que o processo de Cross Docking ocorra da forma correta pela automatização e segurança que os sistemas trazem na hora da conferência da mercadoria, impressão de etiquetas, emissão de documentos fiscais, cálculos de custos, pagamentos, entre outras diversas funcionalidades.

Esperamos que, após a leitura deste artigo, você tenha entendido os benefícios do Cross Docking, assim como a importância dos sistemas para uma boa gestão dessa modalidade. Se você ainda não automatizou os processos em sua empresa, essa pode ser a sua chance: aproveite nosso post para avaliar os benefícios e comece agora mesmo a mudar o seu negócio de patamar.

Quer saber como ter essas ferramentas ao seu dispor, o mais rápido possível? Entre em contato conosco e descubra como!