5 Erros mais comuns na emissão de CTe

cte-sistema-para-transportadora

Hoje, no transporte de cargas, é obrigatória a emissão de documentos como Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e o Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e). Não só isso, eles precisam ser corretamente preenchidos e emitidos para evitar as multas e apreensões nas fiscalizações inter ou intraestaduais que geralmente ocorrem durante o trajeto.

1 – Erros e falhas de digitação.

O preenchimento dos campos precisa ocorrer com extrema atenção. Números errados, espaços em branco, dados errados a respeito da própria empresa prestadora, intervalos inexistentes em informações quaisquer que sejam podem acarretar na invalidade do documento

2 – Falha nos cálculos tributários

Esses cálculos impactam diretamente no recolhimento do fisco da operação. Então é de suma importância que o prestador esteja ciente dos detalhes de cada tipo de contratação para que possa se prevenir de prejuízos por falta do cálculo correto das alíquotas e tributos.

3 – Preenchimento incorreto do RNTRC

O Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga deve ser informado no momento da emissão do CTe. Por isso, o prestador de serviço deve estar com os números em mãos na hora de fazer o preenchimento dos dados.

4 – Informações inadequadas referente as mercadorias

No momento de emitir a CTe, é preciso usar os dados da NFe como base: detalhes da mercadoria, peso, endereço do destinatário, entre outras informações sobre a carga. Caso contrário, o documento não é aceito pela SEFAZ e pode retornar para sua empresa

5 – Erro no preenchimento do CFOP

O número do CFOP não é o mesmo para todas as operações de transporte. Por isso, é importante ficar atento no momento de preencher o CTe.

Lembrando que quaisquer erro na emissão do CTe pode acarretar em multa, apreensão da carga e em alguns casos apreensão do veículo, tome cuidado ao preencher os dados durante a emissão do documento.

Para contar com uma maior precisão na emissão dos documento, conte com o sistema TMS Mantran, entre em contato com nossa equipe comercial e agende uma apresentação.