Gestão de frota: veja os desafios e como fazer de forma bem-feita.

gestao-de-frota

Os veículos são alguns dos principais ativos da sua empresa. Eles são responsáveis por fazer a condução dos seus produtos até o ponto de entrega intermediário ou, então, para o cliente final. Ter uma boa gestão de frota é fundamental para que esse processo seja feito de forma eficiente.

Sem isso, pode haver um aumento no índice de atrasos, nos problemas com perdas de produtos e nos prejuízos financeiros, entre diversos outros pontos que comprometem a saúde financeira da sua empresa.

Gerenciar suas frotas pode ser um verdadeiro desafio. Porém, é possível resolver cada uma das questões com soluções interessantes. Vamos mostrar as principais delas para você, neste artigo! Boa leitura!

Quais são os principais desafios de uma gestão de frota?

Independentemente do tamanho ou da área de atuação de uma empresa, realizar a gestão de frotas gera uma série de desafios que são comuns a, praticamente, todos elas. Por isso é fundamental identificar as questões mais comuns enfrentadas, para que você saiba como resolvê-las a longo prazo.

Veja quais são os principais desafios:

  • produtividade reduzida;
  • planejamento ineficiente;
  • falta de segurança para os motoristas;
  • obtenção de rotas que sejam seguras e que não elevem os custos consideravelmente;
  • garantia da disponibilidade da frota continuamente;
  • custos elevados para manter a excelência do serviço;
  • cumprimento dos prazos estabelecidos, sem comprometer o orçamento da empresa e sem prejudicar a experiência do cliente.

Como melhorar a gestão de frota?

Como conseguir uma melhor gestão de frotas para a sua empresa e minimizar os desafios que citamos acima? Veja algumas dicas fundamentais que garantirão o sucesso do seu negócio nesse quesito.

Acompanhe os indicadores internos

Os indicadores logísticos internos são o ponto de entrada para uma boa gestão de frotas em sua empresa. São eles que mostrarão quais são os primeiros locais que você deve observar para melhorar os resultados da organização no que concerne a entrega de itens.

Por exemplo, se há um alto índice de furtos e roubos de veículos em determinada área, pode ser um indicativo para trocar a rota, garantindo maior segurança tanto para a empresa quanto para os motoristas que ali trabalham.

Da mesma forma, um consumo elevado de combustível pode determinar a necessidade de verificar se o problema é com a rota ou se é necessário realizar a manutenção do equipamento.

Otimize as rotas da sua empresa

Determinadas rotas podem exigir mais dos seus veículos, o que pode causar problemas a longo prazo. Por exemplo, optar por estradas em piores condições apenas para ter a redução no pagamento de pedágios pode gerar prejuízos nos caminhões e comprometer a sua frota a longo prazo. Nada bom, não é mesmo?

Por isso, a otimização das rotas é fundamental, uma vez que indicará quais são os percursos com melhor custo-benefício. Mesmo que eleve os custos a curto prazo, podem ser trajetos que sejam mais benéficos a longo prazo.

Faça o monitoramento das entregas

Observar essa atividade pode falar muito sobre as frotas da sua empresa. Por exemplo, um determinado veículo está sempre gerando atrasos, mesmo quando há trocas de motoristas e rotas? A questão pode ser o veículo que necessita de melhor observação.

Por meio da verificação desse índice, é possível avaliar quais são as métricas que estão causando problemas e identificar como deve proceder para resolver a questão.

Invista em tecnologia

A tecnologia é a melhor aliada que o seu setor logístico terá. Ela é fundamental para o controle de todos os processos que envolvem a frota da sua empresa. Por exemplo, por meio de softwares específicos, é possível avaliar quais são as melhores rotas que devem ser realizadas pelos seus motoristas, a fim de ter o melhor custo-benefício.

Esse cálculo não é baseado apenas no menor percurso. Também deve levar em consideração índices de furtos e roubos de cargas, diminuição do custo de combustível e menor chance de atrasos, entre outros pontos. Um software adequado consegue realizar essa mensuração de forma automatizada e inteligente, por meio de big data e machine learning.

Esse é apenas um dos exemplos que podemos citar sobre as melhorias na gestão de frotas. Também podemos acrescentar o acompanhamento das manutenções realizadas nos veículos.

O software pode realizar o lembrete do agendamento da manutenção, bem como indicar que determinado veículo está passando por demasiados ajustes reparadores, podendo ser um sinal de necessidade de reparos mais intensos ou, até mesmo, de troca do veículo.

Observe os custos logísticos

Essa parte é fundamental para conseguir prever quais serão os custos a curto, médio e longo prazo no que concerne as suas frotas. Isso porque não é apenas os gastos com combustível que serão realizados. É necessário observar as manutenções periódicas, acertos de documentação, trocas de peças e, até mesmo, a substituição completa da frota.

Para evitar prejuízos, é fundamental ter um bom controle desses gastos, para não ser surpreendido com valores acima daqueles que o seu negócio tenha previsto no orçamento.

Como um software pode auxiliar a gestão de frota?

A tecnologia pode ser a sua melhor aliada para obter resultados positivos na gestão de frotas. E um software específico, feito para essa área, pode ser a escolha certa para a sua empresa.

Por meio dele, é possível automatizar funções e tarefas que, quando feitas de forma manual, podem trazer uma série de prejuízos para a organização.

Por exemplo, uma avaliação malfeita acerca da necessidade de manutenções preventivas pode levar a uma quebra desnecessária de um veículo — algo que poderia ter sido evitado, caso tivesse contado com um software específico para esse fim e que realizasse o lembrete do dia certo para esse tipo de procedimento.

Os softwares também são capazes de:

  • encontrar as melhores rotas;
  • indicar problemas que ainda não foram identificados pelas equipes responsáveis (como diminuição da produtividade);
  • mostrar os motoristas mais produtivos;
  • mostrar os indicadores fundamentais para acompanhamento pelos gestores.

Uma gestão de frotas eficiente é fundamental para que a sua empresa consiga minimizar desperdícios e ter um aumento real da produtividade e da rentabilidade. Lembre-se de que o setor logístico é um dos mais próximos do cliente final e, por isso, não pode errar em suas atividades!

Para isso, conte com as soluções da Mantran. Nosso software TMS garante todo o controle sobre o processo de entrega das mercadorias de seu negócio, incluindo a gestão de frotas — e com a possibilidade de acompanhamento mobile.

Se você tem interesse nesse tipo de produto, visite o nosso site, conheça as nossas soluções e veja como elas podem ajudar o seu setor logístico a ter os melhores resultados!