Logística Inbound e Outbound

Uma boa organização da logística inbound e outbound, também conhecida como logística de entrada e saída é essencial para o bom funcionamento da empresa. Um mau funcionamento deste sistema afeta a produção, podendo até paralisá-la, causando transtornos e prejudicando os lucros.

Para a otimização destes processos é necessário primeiro conhecer exatamente quais atividades são necessárias para a realização de cada tipo de logística (inbound ou outbound), além do planejamento e acompanhamento de cada etapa.

Neste post detalharemos a diferença entre as logísticas e as formas de melhorar os processos.

Diferenças entre logística inbound e outbound

A logística de entrada ou inbound trata-se da entrada de suprimentos, matérias-primas e materiais para dentro do depósito de uma empresa como por exemplo madeira para uma fábrica de móveis.

A logística de saída ou outbound é o movimento do produto já pronto em direção ao cliente final, como a entrega de uma estante. 

Para o funcionamento ideal de uma empresa ambas as logísticas precisam trabalhar de forma sincronizada, pois caso ocorra falha no processo de transporte da matéria-prima não será possível a entrega do produto final no prazo.

Otimizando a logística inbound

Procure fornecedores de confiança, pois o grande desafio para a melhora na logística inbound é conseguir bons fornecedores. Busque empresas que cumpram os prazos e de preferência aqueles que conseguem informar o dia e horário de entrega.

Horários de recebimento – planeje bem o horário de recebimento de cada fornecedor para que não ocorra muitas entregas no mesmo horário.

Use o sistema TMS – com ele é possível gerenciar as operações de logística evitando surpresas nos valores dos fretes e consegue localizar em tempo real as entregas.

Use o sistema WMS – este software permite uma melhor organização do warehouse melhorando o uso do seu espaço e agilizando os processos de recebimentos.

Otimizando a logística outbound

Faça o gerenciamento de seu estoque, essa prática é de fundamental importância na otimização da logística outbound. Caso ocorra algum erro, será preciso repor o produto faltante para o cliente, o que aumentará o tempo.

Utilizar um planejador de rotas é fundamental, porque traz segurança e precisão, e é uma funcionalidade que geralmente está incluída no sistema TMS, esta solução calcula a melhor rota, diminuindo o tempo de entrega e o consumo de combustível. 

Melhore a rapidez do processamento dos pedidos com o uso do sistema WMS, essa ferramenta ajuda na hora da localização dos produtos já finalizados e separação.

Tenha embalagens apropriadas, pois o uso de embalagens ajuda a proteger o produto, minimizando a chance de ocorrer um retrabalho, caso o produto fique danificado por causa do transporte.

Conclusão

A otimização da logística inbound e outbound é vital para o bom funcionamento da empresa. As duas logísticas com bom funcionamento, diminuem os custos gerais e melhoram o relacionamento com os clientes.

Além de planejamento, o uso dos sistemas TMS e WMS ajudam diretamente no sucesso das duas logísticas. 

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Referências:

Oracle – Guide to Inbound and Outbound Logistics: Processes, Differences and How to Optimize. Disponível em <

https://www.netsuite.com/portal/resource/articles/inventory-management/inbound-outbound-logistics.shtml#:~:text=Inbound%20 logistics%20 brings%20supplies%20or,while%20 outbound%20 focuses%20on%20 delivery. > Acesso em 29/09/2021

Logiwa – Optimize Your Inbound and Outbound Logistics to Increase Profitability. Disponível em <

https://www.logiwa.com/blog/inbound-outbound-logistics > Acesso em 29/09/2021