Milk run: o que é sistema milk run, benefícios e utilização

Sistema Milk Run

Apesar de não ser muito conhecido, o “sistema milk run” é muito utilizado como solução logística,  principalmente por empresas do ramo automobilístico e por grandes fábricas.

É um sistema que necessita de auxílio para ser implantado e requer muita organização. Não há muitas informações disponíveis sobre o assunto, por isso para que a empresa se adapte ao sistema milk run é necessário know-how e auxílio de um sistema próprio.

Quer saber o que é e como implementar o sistema milk run em sua empresa? Continue a leitura deste post.

O que é o sistema milk run?

É um sistema de logística baseado na entrega de leite,  que era feita nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda e Índia. Neste sistema o leite era distribuído de acordo com a demanda.

O entregador de leite passava de casa em casa dos clientes, recolhendo as garrafas vazias e substituindo por garrafas cheias, as garrafas vazias que os clientes deixavam nas portas de suas casas.

Com esse sistema, o leite era entregue sempre de acordo com a necessidade do cliente.  Somente um entregador passava em diversas casas garantindo assim sempre o leite fresco de acordo com a necessidade do cliente.

Milk run moderno

De um modo semelhante, o sistema moderno reabastece o material consumido pelas fábricas de acordo com a necessidade, no entanto,  este sistema é usado apenas para fábricas que necessitam do mesmo material de forma constante tais como montadoras de automóveis.

A logística é considerada um milk run quando possui:

  • Rota fixa com várias paradas

  • Cronograma

  • Reabastecimento somente do material consumido

Vantagens do sistema Milk Run

O sistema Milk Run possui inúmeras vantagens como:

  • Diminuição dos custos com logística: com a diminuição da necessidade de acionar diversos veículos de cargas, os custos com a manutenção e combustível do processo logístico diminuem muito.

  • Diminuição dos estoques nas fábricas, minimizando o gasto com espaços: como o processo é feito de forma constante no sistema “just in time” as fábricas não têm mais a necessidade de manter grandes espaços para os materiais.

  • Reduzir o número de veículos de cargas para dentro das fábricas: como a logística é baseada em apenas alguns veículos o trânsito de veículos de cargas diminui.

  • Agilizar o carregamento: como é carregado somente os materiais necessários, o tempo de carregamento diminui.

Conclusão

O sistema Milk run possibilita a redução dos custos das fábricas com logística, número de frota, espaço com o armazém e agilizar o processo como um todo, e a  sua implantação é feita de forma automática através do auxílio de um sistema.

Referências:

<https://www.allaboutlean.com/milk-run-intro > Acesso em 16/02/21

<https://repositorio.ufmg.br.bitstream/1843/BUOS-9C5F68/monografia marcone final.pdf / > Acesso em 16/02/21.