Monitoramento remoto de carga é possível com pouco investimento? Confira essa solução do software TMS.

Monitoramento remoto de carga é possível com pouco investimento? Confira essa solução do software TMS

A segurança no transporte de cargas é uma das preocupações mais recorrentes de quem é do setor – e isso não é por acaso. De acordo com a Agência Brasil de Notícias, os roubos de carga significaram um prejuízo de R$ 6,1 bilhões à economia brasileira entre 2011 e 2016, chegando ao assombroso número de R$ 3,9 milhões de déficit por dia. A maior parte das ocorrências está situada nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Diante deste cenário, investir em segurança para as suas frotas é uma exigência de quem atua na área e o monitoramento remoto de cargas tem sido uma das principais escolhas. Porém, apesar disso, muitos gestores de transportadoras ainda não entendem exatamente como esse serviço funciona, e nem quais os valores relacionados a ele. Esse é o seu caso? Então continue a leitura!

Quais os benefícios de investir no monitoramento remoto de cargas?

Como você viu de acordo com os dados que apresentamos no início desse conteúdo, investir em segurança é um imperativo para continuar a rodar pelas estradas brasileiras sem problemas. O monitoramento remoto de cargas ajuda a sua empresa a evitar prejuízos causados por roubos e danos às cargas, além de passar muito mais credibilidade ao seu cliente.

Veja alguns benefícios que essa inovação pode trazer:

  • monitoramento em tempo real: é possível controlar a atuação dos seus motoristas, monitorar em qual etapa do processo logístico o veículo se encontra, e muitas outras ações, trazendo mais flexibilidade e controle das operações;
  • planejamento de rotas mais efetivos: ao acompanhar em tempo real seus veículos, você terá muito mais informações para planejar melhor suas rotas, considerando a distância percorrida, o tempo, os atrasos devido ao tráfego ou trânsito e, claro, a incidência de roubos, evitando locais pouco seguros;
  • segurança: monitorar em tempo real a sua carga e planejar as rotas mais efetivas ajuda a trazer muito mais segurança ao que se está transportando e também aos seus motoristas, verificando o andamento das entregas e ajudando a identificar possíveis situações de risco antes que elas aconteçam;
  • mais produtividade: além de controlar melhor a sua carga, você também poderá vigiar a ação dos seus motoristas, fortalecendo as relações de trabalho, melhorando o comprometimento e a responsabilidade dos seus times e reduzindo os tempos ociosos e os desvios de rotas;
  • melhora na gestão de frotas: quanto mais a sua gestão de frotas for eficiente, mais o seu negócio prosperará. Monitorando constantemente as suas cargas, você também terá à disposição informações mais detalhadas sobre os seus veículos, facilitando a programação de manutenções, trocas de óleo, pneus e outros;
  • mais credibilidade junto ao cliente: quando o seu cliente sabe que a sua empresa investe em segurança e está o tempo todo “de olho” na sua carga, ele se sente mais confiante de que a sua os prazos serão cumpridos e, claro, de que a sua empresa é uma marca séria e idônea.

Como um software TMS pode me ajudar a fazer o monitoramento remoto de carga? 

Se você entende que o monitoramento remoto de carga é importante, mas não investe nesse serviço porque acredita que ele é muito caro e distante da sua realidade, saiba que está muito enganado. Esse já e um adicional possível de ser encontrado nos melhores softwares TMS do mercado.

Ao fazer uma gestão mais eficiente do seu negócio, você deixará de perder dinheiro com roubos de cargas, problemas com motoristas, manutenção inadequada dos veículos, multas por documentação atrasada e muitas outras questões que costumam afetar as transportadoras que não possuem um controle sobre seus serviços.

Além disso, um software TMS ainda ajuda no controle do seu financeiro, fazendo com que você entenda todos os custos agregados dos serviços que oferece, calculando melhor o seu frete e favorecendo o seu lucro. Isso significa que, rapidamente, o software será pago com a quantidade que você economizará no seu dia a dia.

Além do monitoramento remoto de cargas, um bom software TMS pode lhe ajudar em vários outros pontos, como:

  • acompanhamento dos seus veículos via smartphone;
  • programação de carga;
  • cotação e tabelas de frete;
  • análise gráfica de todas as entregas realizadas;
  • acompanhamento online e via smartphone das entregas e coletas de cargas;
  • emissão de CTe e MDFe;
  • controle de todas as viagens;
  • controle financeiro, com contas a pagar e receber, baixa de duplicatas, controle de protestos, controle de saldo em conta corrente, lançamento de notas fiscais e muito mais;
  • faturamento automático e manual e gestão de todas as contas a receber;
  • controle do estoque de produtos e de peças;
  • indicação dos tipos de serviço de manutenção;
  • controle do abastecimento dos veículos;
  • controle de pneus dos veículos;
  • controle de multas, licenciamento e IPVA da sua frota;
  • emissão de relatórios e indicadores de diversas áreas como: financeiro, operacional, abastecimento, faturamento, despesas, entregas e outros.

Com um software TMS você pode, facilmente, identificar onde os seus veículos estão, se as entregas estão acontecendo dentro do prazo estipulado com o cliente, se a rota escolhida é mais adequada em relação ao tempo, custo e segurança da entrega e muito mais.

Outra vantagem muito interessante é que um bom software TMS lhe ajuda a entender a realidade do seu negócio, com a elaboração de relatórios variados, ajudando você na tomada de decisões, entendendo quando é hora de avançar ou de retrair e também em quais setores é preciso fazer mais ou menos economia.

Como você pode notar, um bom software TMS pode ajudar você a ter mais segurança nas suas operações, além de gerir melhor o seu negócio, evitando desperdícios, multas, gastos extras com manutenções e muito mais – tudo isso, claro, significa muito mais economia e uma gestão eficiente da sua transportadora.

Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e receba sempre dicas interessantes como essa diretamente no seu e-mail.