O que é sistema wms e como ele funciona?

O que é sistema wms e como ele funciona?

Sigla para Warehouse Management System, o WMS (ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em tradução livre) é uma importante ferramenta para o gerenciamento de estoques, espaços, e equipamentos, e é costumeiramente utilizado em empresas de logística ou armazéns. O uso adequado desse sistema aumenta a produtividade e diminui o custo em todos os processos de centros de distribuição.

Trata-se de uma ferramenta absolutamente essencial, já que é capaz de controlar todo o ciclo de atividades de um centro de logística ou armazém, iniciando com o recebimento, passando pelo estoque, movimentação, reabastecimento e armazenagem, e chegando à expedição. E tudo isso com alta precisão, fluidez e inteligência.

Por que meu armazém precisa de um WMS?

Se você é obrigado a lidar com prazos de entrega agressivos e tem a necessidade de reduzir custos de armazenagem, o software WMS é exatamente o que precisa. Além da coleta eletrônica de dados, a implantação desse sistema promove visibilidade e rastreabilidade de produtos em tempo real, facilitando todos os processos. E o acompanhamento de tudo o que acontece ocorre por meio da geração de relatórios, capazes de identificar erros de maneira precoce e corrigindo-os antes que se transformem em problemas graves.

Redução de custos. Além de todas as vantagens citadas acima, o WMS é capaz de promover redução de custos operacionais e melhoria nos indicadores de atendimento ao cliente.

Financeiramente falando, implementar o WMS é viável para minha empresa?

Até aqui, você deve estar bem feliz em descobrir que existe um único software capaz de resolver e melhorar praticamente todos os seus processos logísticos. E, provavelmente, já deve estar imaginando a quantidade de problemas resolvidos e as boas soluções que o WMS seria capaz de trazer especificamente para o seu negócio.

Mas, a pergunta inevitável é: tudo isso custa muito caro ou caberia no meu orçamento?

A Mantran oferece o software WMS a um custo bastante acessível a pequenas e médias empresas que buscam agilizar, melhorar e deixar seus processos mais inteligentes e melhores. Afinal, somente assim é possível manter-se competitivo no mercado.

Na prática, o que o WMS é capaz de fazer por minha empresa?

Peça essencial na cadeia de suprimentos, o WMS funciona como um banco de dados, onde são registradas todas as movimentações do armazém. Para a coleta dessas informações podem ser usados variados mecanismos como códigos de barra e sensores. Dessa forma, atividades corriqueiras, como recontagens cíclicas, podem ser feitas com precisão, rapidez e agilidade.

Confira quais são as outras importantes aplicações do WMS:

Recebimento. Já imaginou processos sendo feitos de forma automática, com atualização em tempo real, em todos as ações de recebimento ou conferência? Com o WMS isso é possível!  

Armazenagem. Informações completas, claras e objetivas que facilitam que o produto procurado seja armazenado com 100% de segurança, rapidez e organização.

Movimentação. A localização do produto é incrivelmente facilitada. Assim, o tempo para localizar o produto e a separação para transporte é mínimo.

Reabastecimento. O WMS permite que o gestor saiba exatamente quais produtos tem mais saída e o que precisa ser reabastecido, sempre com clareza, facilidade e rapidez.

Expedição. Imediatamente após o envio do produto para o cliente, o WMS tem a informação de que a carga está em transporte, atualizando os arquivos.     

Como o WMS da Mantran me ajudar em cada fase do meu processo de trabalho?

O WMS da Mantram estará presente nas mais importantes fases do modus operandi de sua empresa. E sim, sua produtividade aumentará muito e os custos cairão bastante. Confira em detalhes, como essa solução poderá lhe ajudar, em cada momento:  

Recebimento

  • NF Entrada;
  • Agenda Entrada;
  • Etiquetamento;
  • Conferência;
  • Armazenamento.

A fase abaixo costuma oferecer dificuldades extras, afinal, é aqui que tudo precisa ser muito bem organizado e devidamente guardado. Mas, se você contar com o WMS da Mantran a tarefa será simples e fácil.  

Estoque

  • Endereçamento;
  • Movimentação;
  • Inventário;
  • Dashboards;
  • Relatórios.

Aqui, novamente, uma fase em que o WMS é imprescindível pois, sem ele, o trabalho se torna cansativo e lento.

Expedição

  • OS Embarque;
  • Separação;
  • Conferência;
  • Embarque;
  • NFe Retorno.

Quer descobrir como a Mantram pode ajudar sua empresa a contar com essa ferramenta de trabalho sensacional?

Fale com um de nossos especialistas.