O sistema TMS e as entregas

O TMS e as entregas

Melhorando o processo de entrega

Realizar as entregas com atraso nunca é um bom sinal em nenhuma empresa, especialmente quando se trata de empresas com atuação na área de logística. Os eventuais atrasos promovem desconforto e geram reclamações e/ou até perda de clientes. 

Porém, atualmente existem maneiras de conseguir praticamente eliminar esses atrasos e manter-se competitivo no mercado. Vamos detalhar abaixo alguns pontos importantes para o sucesso da sua operação logística.

A utilização de um sistema TMS possibilita uma maior eficiência, reduzindo o tempo de entrega, aumentando a satisfação dos clientes e até a economia de combustível. Afinal, agir preventivamente é um caminho a ser considerado, pois clientes insatisfeitos criam uma má reputação que não é recuperada facilmente.

Como eliminar os atrasos da entrega.

Para que os atrasos não ocorram é necessário organização e planejamento. A melhor maneira é contar com a ajuda de softwares que automatizam muitas ações necessárias para otimizar as entregas.

O software TMS é uma excelente ferramenta para que os problemas com o atraso não ocorram mais. Este sistema possibilita a criação das melhores rotas possibilitando entregas mais rápidas e o acompanhamento em tempo real das encomendas e veículos. 

Com as rotas pré-definidas é possível fazer uma previsão aproximada dos horários que os clientes receberão as encomendas.

Outro ponto importante é realizar o controle de embarque das mercadorias de acordo com as rotas estabelecidas. Isso evita despacho de mercadorias para destinos errados, o que incorrerá em custos extras e atrasos na entrega.

Quais os benefícios de implementar o sistema TMS e praticamente eliminar os atrasos?

Diminuição das reclamações

Como é possível prever um horário aproximado dos recebimentos e informar em tempo real o local dos veículos para os clientes isso traz uma sensação de segurança e minimiza a ansiedade diminuindo muito as reclamações por atrasos.

Programação

Além da maior eficiência nas entregas, a empresa e os próprios consumidores podem organizar suas agendas aumentando muito o nível de satisfação. 

Com os avanços tecnológicos e maior oferta de produtos online, não é viável e nem necessário fazer o cliente esperar um dia inteiro para receber alguma encomenda.

Maior confiança 

Com as informações em mãos a empresa transmite um grande nível de profissionalismo e segurança. 

Consumidores que têm suas encomendas sempre entregues em momentos corretos tendem a adquirir uma grande confiança na companhia e não mudar independente do preço praticado. 

Clientes satisfeitos promovem um grande marketing boca-a-boca. 

Controle

O rastreamento das cargas em tempo real também traz controle para o administrador e para o cliente, uma vez que possibilitará a verificação do local dos veículos evitando possíveis desvios de rotas e paradas excessivas. O sistema TMS também faz a análise gráfica das entregas realizadas.

Segurança

Como é possível saber onde estão os veículos, em caso de furtos e roubos a recuperação do automóvel ocorre de forma muito rápida. O TMS também realiza o acompanhamento tanto da entrega quanto da coleta evitando qualquer informação divergente entre o cliente e a empresa.

Conclusão

As entregas realizadas sem atrasos e no destino correto são essenciais para manter-se competitivo no mercado e promovem diversos benefícios a todas as partes.Com o sistema TMS tanto o cliente quanto a empresa têm o monitoramento em tempo real o que promove maior segurança para motoristas e veículos, transmite profissionalismo para os clientes, ajuda na programação de agendas e diminui significantemente as reclamações.

Referências:

Sistemas para transportadoras – Sistema TMS. Disponível em <https://mantran.com.br/solucoes/tms-sistema-para-transportadoras/ > Acesso em 24/08/21