Os diferenciais da solução TMS

Os diferenciais da solução TMS

Os diferenciais do sistema TMS e a possibilidade da implantação em diversos tamanhos de empresas, são algumas das características dessa solução voltada para a logística de transportes.

O TMS – Sistema de gerenciamento de transportes está cada vez mais complexo, como sabemos principalmente quando a empresa conta com muitos veículos. Por isso, fazer todas entregas sem atrasos e sem erros exige muita organização e é por isso que existem sistemas que auxiliam neste serviço.

O sistema TMS ou Transportation Management System possui muitas ferramentas que ajudam uma empresa de logística.

Quer saber mais sobre o sistema, como funciona e seus principais diferenciais?

O que é sistema TMS e como escolher os melhores?

O sistema TMS é um software desenvolvido para contribuir em toda a parte administrativa de uma transportadora. Ele automatiza e organiza a gestão de todos os processos administrativos da empresa.

As principais funcionalidades do sistema TMS são:

  1. Cálculo das melhores rotas e acompanhamento dos veículos via smartphone. Através desta funcionalidade os atrasos na entrega quase nunca acontecem, gerando maior confiança nos clientes.

  1. Cálculo de fretes a partir de qualquer tabela e modalidade. Facilitando e agilizando a informação dos fretes. 

  1. Lançamento de ocorrências, status de entrega e cobrança via EDI. Esta funcionalidade permite verificar possíveis erros como a quantidade de multas de um motorista específico ou seu número de acidentes.

  1. Rastreabilidade e apuração de divergências de cobrança. Dessa forma impedirá que ocorra enganos com o envio de boletos duplicados ou a falta. 

  1. Análise de rentabilidade das viagens que possibilita melhorar os lucros.

  1. Controle de múltiplos pontos – origem e destino

  1. Integração com emissores do CIOT e automação no processo.

Os melhores sistemas TMS além de ter essas funcionalidades podem ser integrados a outros sistemas de gestão como o ERP e o WMS tirando qualquer possibilidade de divergência de informações. 

Sistemas que possuem as informações em nuvem também são muito úteis, pois permitem a conferência em qualquer computador.

Principais módulos do sistema TMS

Módulo Operacional: é o módulo mais importante e mais completo que permite a programação de cargas, criação de rotas, cotação de fretes, averbação de seguros, análise de produtividade dos motoristas entre outras aplicações.

Módulo Financeiro: ajuda no controle de contas a pagar, lançamento e baixa de títulos, baixa de duplicatas e outras.

Módulo Mobile: Baixa de entrega por celular, rastreamento do veículo, tracking das entregas.

Módulo EDI: Importação de XMLs de NFs de Transportes, NFs para Armazenamento, tratativa de todos os padrões Proceda (Notfis, DocCob, Conemb, Ocorr, Pré-Fatura). 

Gestão de Frota: Controle de Estoque e Produtos; Tipos de Serviços de Manutenção; Manutenção Preventiva; Pontos de Abastecimento; Controle de Abastecimento; Controle de Entrada e Saída de Veículos; Emissão e Controle de Ordem de Serviço para manutenção; Controle de Pneus; Controle de multas, IPVA e Licenciamento; Relatórios diversos.

Conclusão

O sistema TMS é uma ferramenta muito versátil e útil para qualquer empresa de logística. Através de suas funcionalidades melhoram a administração da empresa automatizando e facilitando muitos processos.

Para a escolha dos melhores sistemas TMS verifique suas funcionalidades e se podem ser integrados e ter os dados em nuvens.

Fale conosco e descubra como nossa plataforma logística pode auxiliar a sua empresa.