Por que ter o total controle utilizando um ERP empresarial é essencial para o aumento dos lucros?

Por que ter o total controle utilizando um ERP empresarial é essencial para o aumento dos lucros?

Gerenciar corretamente uma empresa é estar atento a todos os pontos que podem influenciar na sua margem de lucro e também no seu modo de fazer negócio, como controle financeiro, setor fiscal, estoque, vendas e muito mais.

Infelizmente, nem sempre é simples manter-se atento a todos esses pontos com controles manuais ou planilhas do Excel, por exemplo, que não funcionam de maneira automática e nem relacionam os dados de todas as áreas importantes da sua empresa.

Nesse sentido, contar com um sistema ERP empresarial pode ser a diferença que faltava para fazer com que a sua gestão seja mais eficiente e os seus lucros aumentem. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

O que é um ERP empresarial? 

Softwares de gestão no estilo ERP estão cada vez mais em alta no mundo dos negócios, mas você sabe o que eles significam e como funcionam? O termo ERP vem do inglês Enterprise Resourcing Planning, que pode ser traduzido como Sistema de Gestão Empresarial.

A ideia surgiu na década de 50, com os primeiros sistemas para o controle e a gestão mais efetiva dos estoques. É claro que desde então muita coisa mudou e hoje essa tecnologia é capaz de controlar inúmeros setores da sua empresa, como as áreas financeira, recursos humanos, vendas e distribuição e muito mais – além de ajudar você a entender melhor como o seu negócio funciona, graças a relatórios de business intelligence.

Além disso, grande parte dos ERPs atualmente conta com o uso do armazenamento em nuvem. Isso significa que todos os dados importantes para o seu negócio ficam guardados em uma espécie de “diretório virtual”, bastante seguro e com capacidade ilimitada, impedindo que quaisquer problemas nos computadores da sua empresa acabem colocando em risco as suas rotinas administrativas.

 Mas como um ERP empresarial funciona na prática?

Está difícil compreender o funcionamento de um ERP empresarial? Pois saiba que esses sistemas são bastante simples e intuitivos, o que facilita muito a sua aplicação em diversos ramos e tamanhos de empresas.

Os sistemas ERP funcionam baseados em módulos, de acordo com as áreas do seu negócio que serão gerenciadas, como vendas, estoque, compras, financeiro, setor fiscal, recursos humanos e assim por diante. Todos eles são interligados, o que permite que a informação flua de um setor para o outro, facilitando o seu controle e evitando, por exemplo, que o setor de compras decida por algo sem entender a necessidade real do seu estoque.

Para que um ERP empresarial funcione adequadamente é essencial que você o alimente frequentemente com informações, que serão armazenadas em um banco de dados, permitindo que o sistema faça análises automaticamente e facilite o seu dia a dia.

Por exemplo, vamos imaginar que você é uma loja de calçados. Ao realizar uma venda de determinado sapato da marca e do tamanho X e lançá-la no sistema, automaticamente ele fará a baixa desse item no estoque, analisando se a quantidade está ideal ou se precisa ser reposta, inclusive indicando quando essa quantidade estiver muito baixa.

Além disso, ao proceder com a venda, automaticamente os dados do cliente serão lançados, permitindo que você comunique com o seu CRM mantendo uma relação melhor com os seus consumidores e ainda faça compliance das suas vendas nas máquinas de cartão, por exemplo, ou atualize os seus dados financeiros e emita a nota fiscal para o cliente.

No final do dia ou de uma semana, você ainda poderá emitir relatórios para analisar a sua margem de lucro, a quantidade de vendas realizadas, o tipo de pagamento mais usado pelos seus clientes, os produtos com maior procura e muitas outras informações que podem ajudar a tornar a sua gestão mais eficiente.

 Quais as vantagens que um sistema ERP empresarial pode trazer ao meu negócio? 

Ao ler o tópico anterior, talvez você já tenha notado que um software ERP empresarial pode trazer muitas vantagens na sua gestão, não é mesmo? Veja mais algumas.

Controle e integração de todas as áreas da sua empresa

Muito provavelmente, ao perguntar para empresários que usam sistemas ERPs sobre a principal vantagem desse tipo de software, eles irão falar sobre a possibilidade de controle e integração de todas as áreas em um só sistema.

Isso reduz drasticamente o tempo perdido com os procedimentos internos, melhorando a sua produtividade e eficiência, além de lhe ajudar a ter uma visão mais global e fidedigna do seu negócio. Assim, cada vez que uma informação nova for lançada em um setor, como no financeiro, o outro poderá utilizar esse dado para os seus processos, como a emissão da nota fiscal, por exemplo.

O mesmo pode acontecer entre os setores de estoques e de compras ou ainda de vendas e de compras – afinal você passará a entender melhor a demanda dos seus clientes, comprando itens que realmente tenham saída e evitando que determinados produtos faltem na sua prateleira.

Tudo isso, é claro, colabora para a redução de erros administrativos, aumenta a sua produtividade e torna o seu negócio muito mais lucrativo, pois você tem acesso a todas as informações essenciais para o seu gerenciamento.

Melhora na gestão de todos os seus canais de venda

Se o seu comércio possui várias unidades ou ainda multicanais, como e-commerce, aplicativos e outros, ter um controle preciso do que acontece em cada uma das lojas e como isso influencia na sua matriz é muito importante. Por isso, um bom ERP empresarial permite que você tenha uma visão sobre cada canal de venda e também sobre a sua matriz, planejando melhor o seu estoque e oferecendo um serviço mais adequado aos seus clientes.

Tomada de decisões mais acertadas 

A vida dos gestores é baseada em decisões. É preciso saber quanto comprar, onde economizar, de que forma tornar seus processos mais rápidos e assim por diante. Por isso, ter a mão informações precisas sobre a sua empresa é essencial.

Com um ERP empresarial você consegue entender melhor:

  • quais produtos têm uma melhor margem de lucro e mais giro de saída;
  • quais processos estão mais lentos do que deveria;
  • quais setores consomem mais recursos;
  • como é o comportamento do seu consumidor (período de aumento de vendas, formas de pagamento mais adequadas, produtos que mais gostam, etc.);
  • entre muitas outras informações.

De posse de todos esses dados, fica mais fácil tomar decisões estratégicas que realmente tragam retorno, como reduzindo os custos que estão impactando negativamente o seu negócio, ou tornando seus processos mais ágeis em pontos críticos que lhe fazem perder dinheiro.

Como você pode notar, contar com um ERP empresarial pode trazer inúmeras vantagens na gestão da sua empresa, independente do segmento em que ela atua, ou do seu porte. Com um controle preciso de todos os seus setores, é mais fácil entender melhor o seu negócio e tomar decisões que realmente tragam benefícios a sua empresa.

Você gostou desse conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e receba sempre dicas bacanas como essa!