Quais são os desafios para gestão do estoque e como otimizar processos

Sistema de gestão de estoque

Quais são os desafios para gestão do estoque e como otimizar processos? Por mais simples que possa parecer em um primeiro momento, tudo aquilo que envolve armazenamento ou estocagem representa um verdadeiro complexo de atividades. São ações que estão intrinsecamente ligadas ao conjunto de operações logísticas, e isso envolve transporte, estoque, organização dos produtos, entre várias outras ações. É claro, que dentro desse espectro todo de atividades, o armazém é uma das partes envolvidas, afinal, ele abriga o estoque no local onde for necessário. Mas, ele está longe de ser a única peça da operação.

Até por isso, quando pensamos em gerenciamento de estoque, os desafios são vários, sendo que o primeiro é justamente a respeito da armazenagem. Essa ação não agrega nenhum valor ao produto,  pelo contrário, representa uma carga percentual de custo.

Assim, um dos maiores desafios no controle de estoque é decidir quanto deverá ser comprado em um determinado momento, pensando em evitar a obsolescência e a deterioração. As previsões de abastecimento têm de ser feitas para manter os níveis de estoque baixos e ainda assim, adequados o suficiente para atender às demandas dos clientes.

Problemas de gerenciamento. E se os estoques ficarem em quantidade muito grande? Você compromete a saúde financeira da sua empresa. Por outro lado, se ficarem baixos, você terá problemas de abastecimento e provavelmente não conseguirá atender à demanda, gerando perda de vendas e de credibilidade.

Por outro lado, se tudo for bem feito, você conseguirá melhorar o atendimento ao consumidor, reduzirá custos de fretes e ainda otimizará os custos de produção. Em resumo, pode-se dizer que equilibrar essa balança é o que irá decidir seu sucesso ou fracasso em termos de logística.

Principais desafios da armazenagem

Conforme conferimos acima, o bom gerenciamento de estoque é feito quando é possível fazer um equilíbrio ideal entre o que é necessário ter no estoque, a ponto de satisfazer as necessidades dos consumidores, mas sem nunca ter em excesso, a ponto de colocar a qualidade do produto em risco.

Resumidamente, podemos dizer que os principais desafios da armazenagem estão ligados a:

– Conservar a qualidade do produto, mantendo inalteradas suas características;

– Controlar a quantidade estocada;

– Maximização do uso de todos os espaços;

– Eficiência na movimentação dos itens;

– Reduzir custos relativos à armazenagem;

– Aproveitamento eficaz dos recursos: humanos e equipamentos;

– Controle de datas.

O que pode me ajudar a vencer esses desafios?

Sem dúvida alguma, para conseguir vencer todos esses desafios é preciso ter à disposição o auxílio da tecnologia. Nesse sentido, nada melhor do que contar com um WMS, ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns.

Por meio do WMS, você consegue aprimorar todos os seus processos logísticos, otimizando os resultados e garantindo muito mais eficiência em seu dia a dia. Com o sistema, você assume o total controle do seu armazém, em todas as pontas do negócio.

Um dos principais objetivos desse software é reduzir o tempo de todos os procedimentos do armazém e estabelecer a ordem, planejar os recursos, evitar perdas de lotes de materiais, eliminar o ruído de comunicação, reduzir o custo operacional e dar ao cliente final maior confiabilidade no serviço prestado.

Soluções que software WMS é capaz de oferecer

  • Planejamento e alocação de recursos
  • Agendamento das mercadorias que serão recebidas no armazém;
  • Controle do processo de portaria;
  • Inspeção e controle de qualidade;
  • Definição dos endereços dos produtos a serem armazenados, tais como: zona, rua, ABC, família, grupo ou categoria de produtos;
  • Identificação da entrada no estoque em tempo real;
  • Controle do armazenamento de um mesmo item em mais de um local do armazém;
  • Controle de diferentes estruturas de armazenamento como: porta pallets, prateleiras, blocos, Box, etc.;
  • Controle automático da necessidade de abastecimento das áreas de picking.
  • Controle da expedição por pallets, volumes, lotes, caixas, peças ou números de série;
  • Emissão de listas de conteúdo por pallets, volumes, lotes, caixas;
  • Automação do processo de conferência utilizando códigos de barras;
  • Gerenciamento do cancelamento de pedidos e o retorno de mercadorias para o estoque;
  • Eliminação de erros de expedição, como por exemplo, enviar um item errado em determinado pedido;
  • Compactação do estoque e aplicação de técnicas de armazenagem.  

Vencendo os desafios …

Conforme você acompanhou ao longo desse texto, os desafios relacionados à gestão do estoque e armazenagem (e tudo o que está envolvido nesse contexto) são muitos. Contudo, há uma solução hoje que pode atender sua empresa de logística da melhor forma, otimizando os processos e trazendo mais controle, produtividade e lucratividade para o seu negócio.   

Conheça o sistema WMS que poderá atender à sua empresa com todas as funcionalidades que você precisa.