Será que empresas descentralizadas são mais competitivas? Descubra!

sera-que-empresas-descentralizadas-sao-mais-competitivas-descubra

Empresas descentralizadas são aquelas em que boa parte da autoridade para tomar decisões importantes está com funcionários e gerentes locais, em vez de reservar todo o poder no topo da hierarquia.

Isso fornece mais tempo para a alta cúpula da empresa se concentrar em grandes decisões estratégicas. A descentralização pode ser necessária tanto para empresas pequenas, quanto para médias e grandes, com o intuito de aumentar a eficiência das operações e manter o crescimento.

Neste artigo você vai entender melhor o que é uma empresa descentralizada, por que essa abordagem facilita a gestão, e os elementos que tornam esse tipo de negócio mais competitivo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é uma empresa descentralizada?

A estrutura tradicional de um negócio é centralizar a autoridade nas mãos de poucas pessoas, como o dono, o presidente e diretores. Os gerentes locais e funcionários têm pouca ou nenhuma influência sobre as decisões e apenas executam as ordens. Nos últimos anos, a tendência de organizações descentralizadas têm crescido, e assim, gerentes de baixo escalão se apresentam com mais autoridade para tomar decisões, bem como os funcionários são mais ouvidos e suas ideias levadas em consideração.

Por que as empresas descentralizadas são mais competitivas?

Em uma empresa descentralizada, em vez da alta direção tomar decisões de cima para baixo, ela comunica uma visão e expectativas, e confia que a gerência vai descobrir os métodos mais eficientes para alcançar os objetivos desejados.

Aumento da satisfação e motivação

Os funcionários são empoderados ao terem mais autonomia para tomar decisões, ganhando um sentimento de importância e influência na direção da empresa. Podem usar melhor o próprio conhecimento e experiência para implementar algumas de suas próprias ideias, o que os deixam mais satisfeitos com o trabalho, reduzindo o turnover.

Crescimento da produtividade

Quando funcionários baixo escalão têm mais autonomia, podem evitar a burocracia comum nas empresas e começar a implementar projetos com maior rapidez e menor necessidade de aprovações por parte de quem está acima na hierarquia. Em muitos casos, o esforço e tempo necessários para se aprovar um projeto desmotivam funcionários de adotarem novas ideias que poderiam gerar muito valor para a empresa.

Facilidade do trabalho dos gestores

Descentralizar alivia alguns dos fardos das operações diárias. Quando o dono ou alta gerência delega tarefas como a contratação de funcionários ou a encomenda de suprimentos, ganha mais tempo para se concentrar em itens de maior prioridade na agenda — como planejar uma expansão ou se encontrar com clientes importantes.

Preparação para emergências

Empresários são pessoas ocupadas e costumam viajar bastante. A qualquer momento pode acontecer uma situação crítica na qual a alta cúpula está longe da empresa. As empresas descentralizadas têm melhores chances de responderem eficientemente nesse tipo de situação, porque os gerentes e funcionários estão acostumados a trabalharem com mais autonomia.

Empresas descentralizadas requerem ferramentas mais modernas de gestão. As tradicionais planilhas perdem em agilidade e confiança para softwares, capazes de integrar os dados dos diferentes departamentos e assim facilitar o trabalho tanto dos gerentes quanto da alta cúpula do negócio.

Achou este artigo interessante? Aprenda mais sobre como fazer uma boa gestão de estoques.