Milk Run e Cross Docking, entenda cada modalidade | TMS

sistema-para-transportadora-milkrun-crossdocking

Quando se fala em transporte, imagina-se levar algo de um local outro. Esse é de fato um conceito correto, porém muito simplificado, existem variações nos modelos de transportes, como o Milk Run e o Cross Docking.

O transporte não é algo realizado sempre de uma única forma padrão. Algumas variáveis determinam como cada transporte deve ocorrer, tais como: peso, volume, distância, freqüência de coleta, entre outros.

Neste post iremos falar sobre duas modalidades, Milk Run e o Cross Docking , veja abaixo as características de cada modalidade.

Quais as características do Cross Docking?

Cross Docking é o nome dado a um tipo de sistema de distribuição que funciona assim: quando alguém compra determinado produto no seu site, ele é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente.

Essa estratégia permite que você fique mais ágil para entregar o produto ao seu cliente e não precisa gastar com espaço físico de estoque. A contrapartida é que você vai precisa sincronizar ações muito cuidadosamente e assegurar que o produto chegará ileso e no prazo ao consumidor. Assim, o centro de distribuição se transforma em uma etapa crucial do sucesso da sua empresa.

Na tradução literal, Cross Docking significa “Cruzando as docas”. O termo surgiu para explicar um sistema em que as mercadorias descarregadas pelos navios nos galpões eram transportadas por meio de esteiras automatizadas para caminhões já organizados por região.

E quais as características do Milk Run?

Milk Run (corrida do leite) é um modelo de logística que foi criado nos Estados Unidos pelos transportadores que recolhiam os vasilhames de leite nas fazendas e entregavam nas indústrias para fabricação de derivados.

O modelo de logística é feito para à redução de custos e outros diversos fatores que beneficiam a sua empresa, consiste em um planejamento cujo um único meio de transporte é utilizado para fazer coletas programadas em cada um dos pontos até a entrega em um único destino final.

Esses são os conceitos básicos de Milk Run e Cross Docking, para maiores informações de ambos acesse nosso blog ou entre em contato com nossa equipe comercial