Sistema transportadora: por que integrar sistemas TMS com outros tipos?

Integrar sistemas pode ser, muitas vezes, uma tarefa árdua e complicada para as organizações. Isso porque implica em adaptações, investimentos em formas de conseguir conciliar dois sistemas que não dialogam tanto quanto gostaria, bem como custos em empresas de TI para isso, entre outros pontos.

Porém, por mais que exija esforço, as integrações entre sistemas são necessárias para conseguir melhorar as rotinas internas do seu negócio. E em uma transportadora, eficiência é mais do que um diferencial, é pré-requisito.

E um dos sistemas mais utilizados para as transportadoras é o TMS (Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte). Continue lendo e veja quais são os benefícios de integrá-lo com outros sistemas, como o ERP e os CRM’s.

Redução de custos

Ao integrar sistemas todas as informações estarão em um único lugar e isso representa um menor custo para a organização em diversos aspectos. Por exemplo, seu negócio economiza no que concerne em espaço para armazenamento de arquivos: se antes os mesmos dados eram replicados 3, 4, 5 vezes, agora ele é feito apenas uma vez e compartilhado entre setores. Com isso, há um menor gasto com infraestrutura de TI, seja para servidores físicos locais, seja com o uso da nuvem.

Além disso, a automatização de tarefas também significa um menor custo por elas. Afinal, se antes você tinha um valor X por trabalho realizado, ao ser feito de forma automatizada, esse custo não existe mais, conseguindo realizar mais funções com menos tempo e, consequentemente, menos dinheiro.

Outro ponto é que os próprios sistemas integrados também permitem identificar oportunidades interessantes de mudanças e adaptações internas para conseguir cortar custos, reduzir gargalos e tornar os trabalhos mais produtivos.

Menor retrabalho

Como os sistemas intercambiam informações, você não precisa alimentar o sistema de banco de dados em dois softwares distintos. Com isso, diminui-se consideravelmente as chances de erros nesses processos, já que há uma menor interferência humana que possa gerar erros.

No caso da integração de sistemas, uma única pessoa realiza a inserção dos dados internamente e ele é replicado para outros sistemas. Assim, as oportunidades de problemas são diminuídas e você consegue melhores resultados a longo prazo. O mesmo princípio é seguido caso um erro seja encontrado. Você não precisa mais consertá-lo sistema a sistema. Basta fazer apenas uma alteração e tudo será replicado em todos os sistemas.

Aumento de produtividade

Tudo que falamos acima, junto com a automatização de processos, gera um aumento considerável da produtividade. Seus funcionários, por exemplo, não precisam registrar a entrada de um produto no estoque em vários sistemas diferentes. Basta apenas registrar em um e a informação é replicada nos demais.

Com isso, seus profissionais podem utilizar o tempo destinado para a replicação de informações, bem como realização de outras tarefas menos técnicas e mais analíticas, que poderão auxiliar melhor no crescimento do seu negócio.

Comunicação mais eficaz

A comunicação entre setores fica muito mais facilitada por esses sistemas. Isso porque não é preciso solicitar que os dados de outros setores, como vendas, marketing, entre outros, sejam enviados para o setor de logística e transporte — eles já estão disponíveis no sistema integrado. Além disso, há softwares que possuem sistemas de conversação, que também permitem a comunicação em tempo real entre os times, não sendo necessário mais aguardar a resposta de um e-mail enviado para o colaborador de outro departamento.

Aumento da competitividade

O que faz a sua empresa ficar à frente das concorrentes, de modo geral? É conseguir promover resultados melhores, mais rápidos em menor tempo, sem perder a eficiência. E não é isso que a integração de sistemas promove internamente?

Isso se reflete externamente também. Se você consegue fazer um gerenciamento mais efetivo de transporte, isso implica em resultados melhores tanto para a contratante do seu serviço quanto para o público que vai receber o produto final. Assim, seu nome fica mais bem-posicionado no mercado, gerando um aumento da competitividade, colocando seu negócio a frente dos concorrentes.

Maior integração entre departamentos

Até mesmo dentro de uma transportadora, cujo core business é o setor de transporte, é necessário pensar em melhores formas de integração entre os setores. Afinal, as informações obtidas por um sistema ERP sobre os clientes, por exemplo, são fundamentais para definição de boas rotas, sobre como oferecer melhores condições para clientes mais fiéis, entre outros.

Além disso, o compartilhamento de informações permite que os setores trabalhem de forma mais colaborativa, de forma alinhada, compartilhando estratégias que possam ser mais eficazes para todos. Com isso, você consegue introduzir um fluxo de trabalho mais dinâmico, eficiente e colaborativo para todos, melhorando os resultados ao longo do tempo.

Processos aperfeiçoados

Prezar pela melhora contínua em seu negócio não é mais um diferencial — é um requisito para se manter vivo em mercados cada vez mais competitivos. E na área de transporte isso é ainda mais fundamental, já que há uma alta concorrência no mercado.

Ao integrar sistemas de forma eficiente, esse processo de otimização ocorre de forma mais natural e simples, já que o suporte tecnológico para este fim já está ali presente no ato da integração, apontando possíveis brechas que podem ser trabalhadas e melhoradas para otimizar as rotinas internas.

A partir de tudo que falamos neste artigo, você consegue perceber que integrar os sistemas TMS com os demais utilizados pela empresa pode ser uma ótima alternativa para você que deseja ter uma empresa mais competitiva e rentável no mercado.

Porém, para que isso realmente aconteça, é fundamental contar com sistemas de qualidade. Afinal, o processo de integração só funciona bem se você estiver utilizando uma solução que, de fato, ofereça aquilo que seu negócio necessita no momento.

Para isso, ele tem que ser concebido desde o início com foco nas necessidades da sua organização. Assim, conte com uma empresa de confiança e qualidade capaz de oferecer a solução ideal de sistema para transportadoras.

A Mantran Software é uma empresa atuante há 26 anos no mercado de desenvolvimento de sistemas, focada em soluções para transportadoras e armazéns. Entre em contato, converse com um de nossos atendentes e conseguiremos encontrar as melhores soluções para seu negócio!

[rock-convert-cta id=”1783″]