Software para gerenciamento de transportadoras – principais benefícios

Para uma transportadora ser mais competitiva, é imprescindível que ela tenha maior domínio sobre todos os processos e custos envolvidos, coordenando suas equipes e mantendo um controle mesmo a distância de todas as suas entregas.

Justamente por isso, muitos negócios estão investindo em um sistema TMS (Transportation Management System) ou um software para gerenciamento de transportadoras, que ajudam no gerenciamento do processo de distribuição, graças à oferta rica de informações cruciais sobre o percurso do produto, análise das entregas realizadas e controle total de todas as operações.

Quer saber mais sobre esse assunto e descobrir porque investir em um software para gerenciamento de transportadoras? Continue a leitura!

1- Informação em tempo real

Imprevistos podem acontecer durante os trajetos dos seus caminhões, por exemplo, como acidentes na pista, pneus furados e outros, capazes de atrasar as suas entregas ou de demandar ações específicas. Todos esses itens podem ser comunicados em tempo real ao gestor responsável, facilitando encontrar soluções ou ainda readequar o planejamento.

Dependendo do problema reportado pelo motorista, a base poderá intervir, evitando perdas e problemas muito maiores que comprometam a credibilidade da sua empresa, por exemplo.

2- Gestão de coletas e entregas

Com um software para gerenciamento de transportadoras você consegue organizar as entregas e coletas de todas as suas operações, tornando a escolha das rotas mais certeiras. Com esse sistema, é possível realizar adiantamento de viagens, comissionar motoristas próprios e agregados e até lançar ocorrências para os documentos (como status da coleta, transferências de CT-e, entre outras ações).

3- Maior gerenciamento do carregamento

Uma dificuldade de muitas transportadoras é programar os veículos de acordo com as cargas a serem transportadas e os limites legais. Mas, com um sistema TMS isso fica muito mais simples, pois você conseguirá facilmente gerenciar todas as informações da expedição, melhorando, com isso, o controle das programações de cargas de acordo com a capacidade dos veículos e também dos itinerários.

Além disso, esses sistemas ainda permitem a emissão de manifesto romaneio e os despachos e a mensuração da quantidade inicial do pedido realizado, gerando o CT-e com dados reais e precisos.

4- Redução de custos

Um bom sistema TMS é capaz de realizar toda a gestão dos valores produzidos ao longo da cadeia (como coleta, transferência e entrega), calculando e já proporcionalizando os custos de acordo com os eventos analisados.

Isso permite entender qual é a margem de contribuição sobre cada transporte a ser realizado e assim definir se o projeto ou a conta é realmente lucrativa para a sua transportadora.

No módulo financeiro, o sistema TMS permite que o gestor tenha acesso a informações cruciais para o sucesso do seu negócio, como contas a pagar e receber, baixa de duplicatas, controle de protestos, controle do saldo em conta corrente, lançamento de notas fiscais, entre outros, reduzindo as chances de perdas ou outros problemas por falta de informações sobre o financeiro da sua empresa.

5- Evita desvios de rotas

Por mais que a sua equipe seja de confiança, nem sempre é fácil prever se os motoristas acabarão se desviando da rota estipulada ou criando caminhos alternativos diferentes do que foi planejado. Com um software para gerenciamento de transportadoras isso não acontece.

Muitos desses sistemas contam com “cercas eletrônicas”, capazes de emitirem avisos quando algum veículo se desviar da rota programada, evitando aumentos imprevistos no percurso e também prejuízos com o transporte, que podem significar danos significativos para a sua transportadora.

6- Controle sobre carga, descarga, tempo de parada e espera em cliente

Com um bom sistema TMS você consegue, mesmo a distância, gerir tudo o que acontece com os seus veículos, tendo acesso a informações importantes, como o número de paradas realizadas pelo motorista durante o percurso, o tempo médio consumido em cada uma delas, entre outros dados, que permitem um cálculo mais eficiente para estimativa de chegada no cliente e de carga e descarga.

Todas essas informações são essenciais para otimizar os serviços prestados pela sua transportadora e, claro, impactam diretamente nos seus custos, ajudando a reduzir as perdas e a tornar os seus processos mais eficientes.

7- Limite de velocidade seus veículos 

Outro problema muito comum enfrentado pelas transportadoras é a falta de boas condições das estradas brasileiras e também dos motoristas que dirigem esses veículos. Nesse sentido, um sistema TMS também pode lhe ajudar, emitindo registros em tempo real sobre as condições em que o veículo está sendo conduzido, como velocidade, por exemplo.

Esse é um dado muito importante que permite entender se o veículo está trafegando a uma velocidade que coloque em risco a segurança do motorista e da carga transportada ou ainda se está acima dos limites legais estipulados para aquela via, evitando multas.

Alguns sistemas ainda vão além e permitem o travamento automático do baú, controle da sirene e até imobilização compulsória do veículo por meio do corte de óleo, oferecendo um controle completo sobre todos os seus veículos e motoristas.

8- Aumento da segurança

Outro problema grave a que muitas transportadoras estão sujeitas é o roubo de cargas, infelizmente uma realidade em inúmeras estradas brasileiras. Para evitar esse problema, os sistemas TMS possuem funções nas quais é possível inserir áreas de alta periculosidade, programando rotas que evitem passar por esses locais.

Caso, mesmo com a programação da rota, o veículo acabe se aproximando dessas áreas, o sistema emite automaticamente um alerta ao controlador, permitindo a correção da rota e, assim, evitar assaltos ou situações de risco.

Ainda existem sistemas que conseguem comunicar à central abordagens de quadrilhas assaltantes, fazendo com que o veículo seja automaticamente travado ou que tenha as sirenes ligadas, por exemplo.

9- Gestão eficiente de fretes

O software para gerenciamento de transportadoras ainda permite que você faça cálculos e simulações que considere os diferentes modais, apontando as rotas mais adequadas e controlando o fluxo de informações pela troca eletrônica de dados ou através da internet. Muitos sistemas ainda permitem a conferência das documentações necessárias e libera os pagamentos e recebimentos, tudo de forma automática, reduzindo as chances de erros humanos ou de esquecimentos.

Com todas essas vantagens, um bom software para gerenciamento de transportadoras permite que a sua empresa consiga oferecer um serviço de qualidade superior, com margens de lucro mais interessantes e ainda promove o crescimento sustentável do seu negócio, oferecendo maior controle sobre seus processos e permitindo que você assuma contratos mais complexos e elaborados.

Já está convencido de que essa era a solução que faltava na sua transportadora? Conheça os diferenciais exclusivos do nosso sistema TMS.