Veículos ou motoristas agregados: qual é o custo-benefício e a viabilidade?

agregar veículos, motoristas agregados

Você conhece as vantagens de contar com o apoio de motoristas agregados ou agregar veículos à frota de sua empresa? Reduzir os custos operacionais é uma ótima forma de potencializar os lucros do negócio e ainda é fundamental para manter a saúde financeira e a longevidade da organização ao longo do tempo.

Nesse aspecto, a logística é uma área que deve ser analisada com cuidado, de forma a buscar os melhores tipos de contratação para economizar recursos em operações de transporte. Entre os tipos de contrato possíveis, dois modelos se destacam: agregar veículos e os motoristas agregados.

Quer saber como funciona cada um deles e conhecer a viabilidade para a sua empresa? Então continue a leitura e descubra!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que significa agregar veículos ou motoristas à frota da sua empresa?

Agregar veículos ou motoristas à sua frota significa, basicamente, estabelecer um contrato com pessoas que possuem um caminhão próprio e podem realizar as atividades de transporte de maneira autônoma. Eles são profissionais liberais que, por opção, preferem se manter fiéis a apenas uma organização, realizando todo o serviço de transporte por meio de um contrato de agregados.

Eles não têm vínculos empregatícios, isso significa que não há a necessidade de pagar encargos trabalhistas para a contratação desse tipo de colaborador. Além disso, dispensa custos com a contratação e demissão de colaboradores, quando há a necessidade de aumentar ou diminuir a frota.

Eles também se diferenciam dos terceirizados que, por sua vez, são aqueles colaboradores que fazem parte de uma outra empresa, prestadora de serviços, contratada para realizar as atividades do setor de logística do seu e de outros negócios. Dessa forma, não existe a fidelização nem estabilidade em relação à contratação.

Já o motorista agregado é aquele que tem o próprio negócio, sendo totalmente autônomo. Assim, ele se compromete com você até o fim do contrato, garantindo a fidelidade na prestação de serviços com a sua organização.

Quais são os benefícios de contar com motoristas agregados na sua empresa?

Agregar veículos é um tipo de contrato que traz uma série de benefícios para a sua empresa, como a economia nos gastos, qualidade do serviço, estabilidade e redução de problemas. Entenda melhor as principais vantagens de apostar nesse tipo de acordo!

Reduz os custos do setor de logística

A primeira grande vantagem de contar com motoristas agregados é a possibilidade de reduzir os custos do seu setor de logística. Isso porque você não precisa investir em caminhões ou outros meios de transporte próprios da sua organização, evitando esse gasto com a desvalorização e manutenção dos veículos.

Além disso, também existe a economia com os encargos trabalhistas vindos da admissão de colaboradores no modelo de CLT. Portanto, o seu negócio consegue reduzir os gastos como um todo, melhorando a gestão financeira e garantindo a longevidade.

Garante estabilidade dos motoristas

Em outros contratos de prestação de serviços na área de logística, existe a chance de você ter que entrar em contato com diferentes motoristas sempre que precisar transportar uma carga. Isso prejudica o funcionamento da logística uma vez que cada profissional apresenta um desempenho diferente, o que acaba fazendo com que não exista uma estabilidade nos resultados da área.

Com o agregado você garante que as mesmas pessoas prestem serviços para a sua empresa, o que facilita tanto o planejamento do setor quanto os resultados positivos da área.

Sempre há profissionais disponíveis para as atividades

Quando você escolhe autônomos, sem o contrato de agregado, corre o risco de não ter um alguém disponível para realizar as atividades de logística. Isso porque não existe nenhum tipo de exigência de exclusividade de nenhuma das partes. Portanto, ao agregar veículos à frota da sua empresa, você garante que sempre haverá pessoas disponíveis, desde que você planeje as viagens de maneira eficiente.

Aumenta a qualidade da logística

Por fim, agregar veículos à sua frota pode aumentar a qualidade do setor de logística como um todo. Isso porque você conta com profissionais capacitados para atender às demandas da sua empresa. Além disso, garante a estabilidade daqueles que prestam serviços ao negócio.

É importante ressaltar que os contratos de motoristas agregados podem ou não ser renovados, dependendo da sua satisfação com os serviços prestados por cada um deles. Sem mencionar que você ainda pode aumentar ou reduzir o número de contratos de acordo com as necessidades empresariais.

Quais as exigências para agregar veículos à sua frota?

Como você viu, agregar veículos e motoristas à sua frota tem inúmeras vantagens. Porém, para fazer com que essa relação seja eficiente e tranquila para ambos os lados, é importante seguir algumas exigências legais. São elas:

  • estabelecer uma forma de pagamento clara no contrato;
  • gerar o CIOT (Código Identificador de Operações de Transporte) para cada viagem;
  • estabelecer um contrato de transporte;
  • recolher impostos (INSS, SEST/SENAT, ISS ou ISSQN e IRRF).

Quais são os cuidados na hora de contratar um motorista agregado?

Além de cumprir com todas as exigências referentes aos agregados, é essencial que você também tome outros cuidados para garantir que os serviços de logística sejam realizados corretamente.

Em primeiro lugar, confira toda a documentação do motorista e do caminhão, a fim de garantir que tudo estará em dia. Caso contrário, isso pode trazer problemas e ainda comprometer a entrega das suas mercadorias. Além do mais, fique atento à idade do caminhão. Quanto mais novo o veículo, menores serão os riscos de acidentes ou atrasos nas suas entregas.

Por fim, é importante também ficar atento às competências e referências dos profissionais. É preciso contar com pessoas habilidosas e confiáveis para realizar os serviços de logística da melhor forma possível. Por isso, pesquise bastante sobre a qualidade de seus trabalhos.

Agregar veículos e contar com motoristas agregados na sua empresa pode ser a melhor solução para o setor de logística. Nesse aspecto, é importante avaliar com cuidado os benefícios desse tipo de contrato, tal como as necessidades do seu negócio. A partir disso, é possível identificar a viabilidade dessa solução e desfrutar ainda mais de todas as vantagens.

Gostou deste post? Então aproveite para continuar se informando sobre formas de melhorar o setor de logística da empresa lendo também sobre os benefícios de um software para gerenciamento de transportadora!