Saiba quais são os 4 principais indicadores de desempenho logístico
Descubra os 4 principais indicadores de desempenho logístico e como utilizá-los para melhorar a eficiência, reduzir custos e otimizar os processos logísticos da sua empresa.
4/3/20212 min read
A partir do acompanhamento dos indicadores de desempenho logístico corretos, você pode enxergar um retrato bastante fiel da eficiência do seu trabalho. Também é possível detectar oportunidades de melhorias e otimizações para aprimorar ainda mais os seus resultados.
No entanto, para que isso seja possível, é necessário conhecer quais indicadores de desempenho logístico realmente são capazes de ajudar nesse processo, além de entender muito bem o que cada um deles representa e os diagnósticos que são capazes de gerar.
Precisa de ajuda? Então, conheça, a seguir, os 4 principais indicadores de desempenho logístico!
1. Tempo médio de entrega
O tempo médio de entrega é um indicador de produtividade. Ele aponta o tempo que os seus processos logísticos precisam para levar um produto até o cliente. Se esse indicador está baixo, significa que uma ou várias etapas desse caminho estão falhando e precisam de revisão.
Essa métrica é calculada como qualquer outra média, somando os seus tempos totais e dividindo-os pelo total de entregas realizadas. O ideal é que esse número esteja sempre cada vez menor.
2. Percentual de entregas no prazo
Um controle de excelência ainda superior ao tempo médio de entrega é o percentual de entregas efetuadas no prazo. Para que seja possível transmitir confiança e uma boa experiência aos destinatários dos seus produtos, é fundamental que esse número esteja sempre bem próximo do máximo.
Também chamada de OTD (On Time Delivery), essa métrica é calculada da seguinte forma: divida o número de entregas realizadas no prazo pelo total de entregas efetuadas no período. Multiplique o resultado por 100 para obter uma porcentagem.
3. Exatidão das notas de transporte
O monitoramento de erros nas notas fiscais emitidas pode poupar muita dor de cabeça para a sua empresa. Uma das métricas que ajudam muito nisso é a da exatidão das notas de transporte, que consiste na proporção de notas preenchidas corretamente em relação ao total.
Trata-se de um indicador de desempenho que mostra a confiabilidade dos seus registros. Erros nesse aspecto podem gerar retrabalho e prejudicar a produtividade de toda a equipe — portanto, serve de alerta se estiver alto.
4. Acuracidade do inventário
Ficar sem um produto de forma inesperada é um dos vários reflexos possíveis de não acompanhar os indicadores de desempenho logístico relacionados ao estoque. O principal deles é o da acuracidade do inventário, que se refere à diferença entre o seu estoque físico e o que consta em seu sistema de armazenagem.
Essa métrica é calculada de forma bem simples, bastando dividir o número de unidades contadas no estoque pelas registradas no sistema, e multiplicar o resultado por 100. O valor obtido será uma porcentagem, e o ideal é mantê-la sempre o mais próxima do máximo.
A partir do monitoramento desses indicadores de desempenho logístico, será possível otimizar bastante a sua atuação e minimizar o risco de erros. Essa combinação de resultados é muito importante para que os seus resultados tenham qualidade e seja possível impactar os seus clientes positivamente cada vez mais.
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