Roteirização logística: como um sistema ajuda a otimizar?

roteirizacao-logistica-como-um-sistema-ajuda-a-otimizar

Garantir que determinada entrega chegue até o seu destino envolve uma série de considerações que precisam constar em um planejamento. Se forem tomadas decisões erradas nesse sentido, toda a operação fica comprometida. É por isso que você precisa de uma boa roteirização logística.

Isso é uma parte da gestão de transportes que envolve a decisão a respeito de como levar uma carga de um ponto até outro. Nesse roteiro são considerados diversos fatores, como distância, restrições de carga, trânsito, possíveis pedágios, condições do asfalto e até riscos de segurança.

No entanto, tais benefícios somente estão ao alcance das empresas que conseguem fazer esse trabalho adequadamente. Felizmente, a tecnologia pode ajudar muito nisso. Neste artigo, vamos falar a respeito das maneiras que a roteirização logística pode ser potencializada a partir de bons sistemas e como fazer isso. Confira!

Como otimizar a roteirização logística da empresa?

Para que a elaboração de um roteiro auxilie a sua empresa a obter bons resultados com custos menores, ela precisa de qualidade. Não basta apenas considerar os critérios certos e estabelecer metas ousadas: todo o seu processo precisa ser produtivo e voltado à eficiência.

Veja, abaixo, as principais formas de trabalhar com uma roteirização mais otimizada!

Faça um planejamento

O seu roteiro precisa ser fundamentado em um planejamento estratégico. É ele que determinará os critérios de qualidade das suas rotas e as suas metas a serem atingidas. Se a sua atuação fugir do que foi planejado, os seus custos e resultados podem sair do controle. Portanto, não apresse essa etapa e, se necessário, adapte o seu plano.

Conte com uma localização estratégica

Ter um ponto de partida eficaz faz grandes maravilhas por uma roteirização logística. Se o seu centro de distribuição está mal localizado, todo processo pode ficar muito mais difícil e aumentar os seus custos. Ou seja, se possível, considere a busca por uma localização mais eficiente que acesse com mais facilidade as suas rotas mais estratégicas.

Defina seus processos

Nenhuma iniciativa produtiva pode ser iniciada sem a definição de processos. Para planejar e executar uma boa roteirização, você precisa estabelecer alguns caminhos. Isso envolve não só a definição de processos relacionados à execução como também ao planejamento da sua logística. É nesse momento em que você deve consolidar seus métodos e critérios.

Faça testes

Ao se ver diante de múltiplas opções para escolher o seu guia, talvez seja necessário realizar testes para ter certeza da melhor saída. Por exemplo, se duas rotas parecem equivalentes, experimente ambas para depois comparar seus atributos. É o caso de analisar indicadores como tempo gasto, trânsito, eventuais desvios e outros fatores influenciadores.

Utilize um software específico

Com o desenvolvimento da tecnologia, já é possível contar com uma série de ferramentas capazes de otimizar diversos aspectos da atuação logística de uma empresa. Isso também vale para a sua roteirização.

Como qualquer outro tipo de contratação de solução, o seu software de roteirização precisa ser capaz de suprir as suas necessidades. Portanto, analise as funcionalidades disponíveis e como elas se encaixariam no seu dia a dia.

Como usar a tecnologia a favor da roteirização logística?

Utilizar uma solução tecnológica para otimizar a sua plano é uma ótima forma de aprimorar os seus resultados e garantir uma atuação eficiente. Esse é um trabalho que lida com uma série de variáveis diferentes, sendo bastante difícil lidar com tudo isso de forma manual. O resultado tende a ser prejudicado se você seguir por esse caminho.

Dessa forma, fica nítido o valor de contratar uma solução como um sistema TMS ou software de roteirização. Ele será capaz de aprimorar a sua atuação logística, tendo em mente os seus objetivos e processos produtivos.

O que é um TMS?

A sigla TMS significa Transportation Management System, ou sistema de gerenciamento de transporte. É uma ferramenta que permite controlar toda a sua operação de transportes de maneira integrada aos seus demais programas de gestão.

Um sistema como esse é capaz de controlar os custos de cada operação, identificando o impacto de cada elemento da cadeia, a fim de que você seja capaz de avaliar as melhores decisões a serem tomadas em relação a ela.

Ao se falar de roteirização logística, o uso de uma ferramenta inteligente é fundamental para otimizar sua operação. O TMS permitirá um melhor controle das cargas, custos de manutenção e eventuais discrepâncias nos valores de distância e entregas.

Quais as principais funcionalidades de um TMS?

Considerando a importância da roteirização logística para a sua operação de transporte, vale muito a pena contar com a ajuda de uma ferramenta que auxilie nesse processo. Como visto, esse sistema tem uma série de funcionalidades capazes de ajudar em toda a atuação, sendo algumas específicas bastante valiosas.

Conheça, a seguir, os principais recursos disponíveis em um TMS que auxiliam na roteirização logística!

Planejamento de rotas

Esse é um dos recursos mais básicos de um TMS, sendo assim fundamental para um roteiro logístico. Afinal, essa é a função responsável por apontar as melhores rotas a serem seguidas segundo os atributos mais eficazes e vantajosos para a operação.

Acompanhamento de fluxo

Mesmo tendo definida uma rota otimizada, eventos inesperados podem ocorrer. É o caso de um surto de trânsito repentino, obras na pista, entre outras possibilidades. Nesse caso, é importante que a ferramenta considerada tenha a capacidade de acompanhar o fluxo em tempo real e permita que você aponte uma nova rota a ser seguida.

Estimativa de horários

Uma operação de transportes bem conduzida deve ser capaz de estimar horários com o máximo de precisão possível. Isso se torna mais fácil ao lidar com um software de qualidade que auxilie no seu processo. Os indicadores oferecidos devem levar em consideração o tempo de viagem, as características do percurso e as eventuais paradas necessárias.

A roteirização logística é um aspecto fundamental para o sucesso da sua operação de transporte. Para que o seu produto continue chegando até o destino dele sem comprometer o seu orçamento e a sua imagem perante os seus clientes, é importante considerar a contratação de uma solução eficaz. Agora que você já conhece a importância de um software TMS para esse trabalho, basta buscar essa solução para a sua empresa.

Fique por dentro de mais possibilidades do mundo logístico. Para isso, que tal seguir os nossos perfis nas redes sociais? Estamos no LinkedIn, Facebook e Twitter!