4 dicas e ações para manter a segurança no transporte de cargas

Garantir a segurança dos seus veículos, motoristas e cargas é essencial para o bom funcionamento da sua empresa. Assim, além de se manter regularizado em relação à legislação de transporte de grandes volumes, você ainda cumpre com princípios éticos importantes ao tomar essa atitude.

No entanto, para isso, é importante investir em estratégias adequadas e eficientes, de forma a garantir que a segurança no transporte de cargas da sua empresa seja realmente eficiente. Por isso, montamos este post com 4 dicas e ações simples. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. Faça um bom planejamento

Planejar toda a gestão logística da empresa é essencial para garantir a eficiência e segurança dessa atividade. Afinal, um bom planejamento é capaz de evitar imprevistos e situações de risco para a sua equipe e frota. Portanto, ponha tudo no papel: desde a forma como as peças serão colocadas no veículo até a rota e o tempo necessário para o trajeto. Crie um cronograma e tente prever as demandas, de modo a antecipar situações emergenciais.

Nesse momento, também é importante investir em um planejamento de riscos, no qual você define todos os perigos aos quais o processo está sujeito e as maneiras de neutralizá-los ou evitá-los. A partir disso, monte estratégias eficientes para garantir a maior segurança no transporte de cargas.

2. Mantenha a manutenção em dia

As falhas em veículos são um grande problema para as empresas e motoristas, comprometendo gravemente a segurança no transporte de cargas. Por esse motivo, esteja sempre atento a esse elemento dentro da sua empresa.

Tenha um cronograma de revisão dos veículos para garantir que a manutenção preventiva seja realizada dentro da empresa. Além disso, invista na capacitação dos colaboradores para identificar possíveis falhas, antes que elas comprometam o funcionamento da frota. Você pode, inclusive, criar um checklist para que o motorista confira antes de iniciar o transporte.

3. Capacite os motoristas

Para garantir um transporte seguro, é essencial que os motoristas sejam atentos e bem qualificados para essa função. Por isso, fornecer treinamento para esses colaboradores é uma das ações fundamentais nesse aspecto.

Identifique as competências e habilidades necessárias para que um motorista conduza o veículo com os produtos em segurança até o destino final. Após esse processo, busque por capacitações adequadas nesse aspecto, incluindo também treinamentos relacionados à direção segura e preventiva.

4. Monitore os veículos

Monitorar os veículos é uma outra estratégia muito eficiente para garantir a segurança da frota Para isso, utilize a tecnologia a seu favor. Invista em ferramentas eficientes de monitoramento e rastreamento de cargas.

A partir disso, controle os veículos durante todo o transporte, identificando se eles estão seguindo com a rota e o cronograma definido. Caso identifique algo que não está em conformidade com o que foi estabelecido, entre em contato com o motorista para identificar problemas ou imprevistos rapidamente.

Garantir a segurança no transporte de cargas é essencial para o sucesso da sua empresa. Dessa forma, além de evitar danos e perda de mercadorias, por conta de acidentes, você ainda cumpre com o dever ético de proteger seus colaboradores. Fique atento a essas 4 dicas de ouro e melhore a segurança logística da sua empresa agora mesmo!

Gostou deste post? Então aproveite e aprenda também sobre como implementar um software na sua empresa!