Como aumentar a competitividade

Como aumentar sua competitividade faz parte dos desafios das organizações e existem poucos setores onde há tantos concorrentes como setor logístico, por isso manter-se competitivo com um mercado tão acirrado é um desafio que poucos empresários conseguem enfrentar.

Para mapear os desafios e os concorrentes e se diferenciar existe um framework chamado as forças de Porter que ajudam pessoas de qualquer setor a se munir de informações para conseguir se diferenciar no mercado.

Quer saber mais sobre as forças de Porter? Leia este blog.

O que são as forças de Porter?

As forças de Porter é uma metodologia que existe há mais de 40 anos desenvolvida por Michael E. Porter e é usada para estudar a viabilidade e a lucratividade de um mercado. 

Esse framework gira em torno de 5 forças que são:

  • Rivalidade entre os concorrentes
  • Poder de negociação com os fornecedores
  • Poder de negociação dos consumidores
  • Ameaça de novos entrantes
  • Ameaça de produtos ou serviços substitutos

Rivalidade entre os concorrentes

A rivalidade entre os concorrentes é a quantidade de empresas do mesmo setor que estão disputando o mesmo mercado. Quanto maior a concorrência, maior é a flutuação dos preços. Isso em geral é ruim, pois sempre é necessário diminuir os preços para conseguir manter-se competitivo.

Uma tática atual muito eficiente para se destacar no mercado é o investimento em novas tecnologias para manter-se à frente dos outros concorrentes. Isso ocorre tanto em grandes empresas como a Apple e a Samsung quanto para pequenas empresas.

No caso do setor logístico é possível manter-se à frente com o investimento em softwares como o TMS e o WMS para aumentar a eficiência do serviço e poder aumentar os preços mantendo-se competitivo.

Poder de negociação dos fornecedores

O poder de negociação dos fornecedores depende diretamente da quantidade de concorrência que o empresário tem e quantos concorrentes os fornecedores têm. Em outras palavras, quanto mais dependente for do fornecedor e quanto mais concorrência tiver menor vai ser o seu poder de negociação e o fornecedor poderá flutuar os próprios preços.

Em termos práticos é importante que seja o menos dependente possível do fornecedor e o mais relevante possível para que o poder de negociação seja bom. Por exemplo, se for renovar uma frota inteira o poder de negociação é maior, pois a compra é mais relevante para o fabricante, assim o poder de negociação é maior.

Poder de negociação dos consumidores

Esse é o poder que o consumidor recebe quanto mais opções ele tiver. A  tendência é que quanto maior o poder de negociação os consumidores tiverem maior será a sua exigência quanto a qualidade, o atendimento e ao preço. 

Para se destacar é importante que o empresário ofereça um ótimo atendimento, com a melhor qualidade possível e com um bom preço. Quanto melhor o atendimento e a qualidade, maiores poderão ser os preços. 

Ameaça de novos produtos e serviços que podem substituir o seu

A entrada de novos produtos ou serviços podem  causar uma mudança drástica no mercado e por consequência um aumento de competividade no mercado. Isso ocorre, pois os consumidores podem migrar para esse novo serviço pela curiosidade. Um grande exemplo disso foi a entrada da Netflix no mercado e toda a área de locações de DVDs foram impactadas.

É necessário sempre estar vigilante à entrada de novos concorrentes especialmente se trouxerem alguma inovação relacionada a tecnologia.

Potencial de novos concorrentes 

Os novos concorrentes podem prejudicar o mercado. Isso porque se for uma entrada planejada e bem executada podem fazer os clientes migrarem para essa nova empresa, no entanto para a nova empresa ganhar espaço no mercado alguém precisa perder.

A entrada de novos concorrentes depende da facilidade da entrada neste mercado. Para não ser prejudicado é necessário sempre estar atento e se inovando.

Conclusão

A análise das forças de Porter é muito útil para mapear todas as ameaças à lucratividade da empresa. Com isto a empresa consegue realizar estratégias mais assertivas e gerar argumentos mais convincentes de qualquer objeção que possíveis clientes possam ter.