Como fidelizar clientes

Satisfazer os clientes e garantir uma fidelização é uma tarefa essencial para a sobrevivência e o sucesso de qualquer negócio. Qualquer deslize no atendimento e valorização do consumidor representa perdas de negócios futuros.

A manutenção é a chave para a estabilidade e o crescimento da empresa. Garantir um bom número de clientes recorrentes é mais viável e econômico do que ganhar novos clientes.

Quer descobrir como fidelizar os clientes? Leia neste post.

Importância de fidelizar os clientes

A fidelização dos clientes ajuda na estabilização e crescimento de qualquer corporação. 

Para a manutenção dos clientes é importante um plano de fidelização. Este plano pode e deve ser simples e coerente com o seu negócio. 

É mais fácil e rápido manter os clientes atuais do que ganhar novos, isso porque já conhecem o seu serviço e sabem da seriedade da empresa. 

A fidelização proporciona vantagens como a prova social que ajuda no branding e facilita na aquisição de novos clientes. Pessoas fidelizadas e felizes também indicam o seu serviço aumentando o marketing “boca a boca”.

Dicas de fidelização

Ofereça um bom serviço – O primeiro passo para manutenção é oferecer um serviço de qualidade. Não adianta ganhar clientes com o preço e não cumprir com o que foi acordado, atrasar as entregas, etc. atualmente espera um trabalho barato, mas com qualidade.

Faça do atendimento a principal linha de conquista – além do serviço de qualidade, a comunicação é a chave na manutenção. Na logística, perde-se muitos consumidores devido ao atraso e a falta de comunicação. 

Quando o cliente liga pedindo informações da entrega, mesmo que ainda esteja dentro do prazo, espera que informem onde está e uma previsão aproximada.

A falta de informação causa uma sensação de insegurança levando ao mesmo trocar de empresa. Para evitar isso, é preciso investir em tecnologias, como o sistema TMS, que propicia um modo de informar o local do veículo e a previsão.

Segmente os e-mails – separar os e-mails por tipo de clientes, localização e outros é importante para fazer uma entrega mais assertiva e personalizada. Geralmente os e-mails mais gerais são menos abertos.

Deixe a base de dados sempre atualizada – é importante conhecer bem o cliente para saber qual é a melhor estratégia de retenção e entregar mensagens mais personalizadas e assertivas.

Ofereça vantagens para clientes recorrentes – mandar descontos e promoções específicos e personalizados fazem os clientes se sentirem valorizados. Invista também em táticas como o cross-selling (oferecimento de outros serviços junto) e o up-selling (serviços mais caros do que o original a preços mais acessíveis).

Conclusão

A fidelização dos clientes é a maneira mais fácil e barata para garantir o faturamento contínuo do negócio. Esta ação não garante somente a manutenção, mas também ajuda na aquisição de novos clientes através da prova social e do marketing “boca a boca”.

Ações simples como um bom atendimento, informações detalhadas e confiáveis ao cliente, oferecimento de cross-selling e up-selling garantem um bom retorno e engajamento.

Referências:

Hotmart. Quer encantar o seu público e criar fãs do seu negócio? Então confira nossas dicas para fidelizar clientes. Disponível em <https://blog.hotmart.com/pt-br/como-fidelizar-clientes/> Acesso em 05/10/2021

Resultados digitais. Como fidelizar clientes? Veja 7 dicas para colocar em prática agora mesmo. Disponível em < https://resultadosdigitais.com.br/blog/fidelizar-clientes/ > Acesso em 05/10/2021