CRM – Customer Relationship Management (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) – é uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma (fonte: Wikipedia “Customer Relationship Management”)
Porque o CRM é importante?
Uma das grandes dificuldades das empresas é conseguir administrar a carteira de clientes, por isso alguns dos motivos de usar o CRM são:
- Prospectar, atrair e captar novos clientes
- Fidelizar os atuais clientes
- Aumentar o volume de vendas através do up selling ou do cross selling (vendas cruzadas).
- Reconquistar ou salvar clientes que abandonaram ou planejam abandonar a organização
Isso é feito através do entendimento das necessidades e expectativas dos clientes, que são baseadas nas informações disponíveis no CRM. Portanto, o armazenamento das informações obtidas de cada interação com seu cliente precisam estar organizadas e acessíveis para todos.
Veja 6 benefícios do sistema.
Os benefícios e vantagens de um sistema de CRM incluem:
- Gerenciamento aprimorado de contatos
- Aumento da produtividade da equipe
- Qualificação de leads mais eficiente
- Fornece gráficos e relatórios confiáveis
- Maior satisfação e retenção de clientes
- Aumento no fechamento e quantidade das vendas
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