Cuidados no transporte de cargas vivas

Carga viva

O transporte de cargas vivas é diferente, pois exige um cuidado a mais, além de precisar seguir normas e legislações próprias. Os cuidados precisam ser redobrados, pois transportes irregulares e descuidados podem levar à morte do animal, entre outros riscos.

Por isso é importante fazer e seguir protocolos baseados na legislação de transporte vigente, além de garantir veículos compatíveis para este tipo de transporte que possa garantir a segurança e o conforto dos animais. 

Se quiser saber mais sobre os cuidados e legislação referente a este tipo de transporte continue a leitura deste post.

Veículos de transporte

Segundo a mais recente legislação vigente no dia da elaboração deste artigo, a resolução nº 791, o transporte precisa ser em veículo com reboque ou semirreboque construído ou adaptado, mantido e licenciado para este propósito. 

O veículo precisa ser capaz de transportar os animais como forma de evitar sofrimentos desnecessários, garantir o mínimo de agitação e o bem estar. A altura precisa ser condizente com a espécie transportada e aguentar o peso dos animais.

Também precisa estabelecer a lotação da carga transportada seguindo as recomendações do MAPA.

É necessário garantir a ventilação necessária ou em caso de caminhões baú devem ter meios que garantam uma circulação de ar e evitar temperaturas extremas.

Também é necessário dispor de meios para evitar que dejetos caiam em vias públicas.

É preciso que os veículos garantam mecanismos para evitar a fuga dos animais ou  se estiverem sendo transportados em caixas detentoras devem se dispor de meios para que as caixas fiquem bem fixas e não caiam durante o transporte.

O piso do transporte também precisa ser antiderrapante para evitar que os animais caiam durante a jornada.

Além das adaptações é preciso obter o certificado de adequação ao trânsito (CAT).

Cuidados no transporte de cargas vivas

O transporte precisa ser feito de maneira muito cuidadosa, tanto a carga quanto a descarga devem ocorrer de um modo que evite o mal estar dos animais e suas possíveis fugas. O transportador deve garantir que o veículo seja devidamente compatível com o transporte da carga, incluindo a altura para o embarque e desembarque.

Um transporte inadequado e fora dos padrões exigidos pela legislação pode resultar em mal estar dos animais além de suas possíveis mortes.

É interessante lembrar que cada veículo deve ser adaptado para cada tipo de animal.

O transporte de carga de animais vivos exige uma série de cuidados que condizem com o respeito à vida. Garantir um transporte que melhore as condições da vida do animal é um dever de todas as pessoas que trabalham com isso.

Levar os animais sem as adaptações e cuidados necessários, além de cruel, vai contra a legislação. Adaptações dos veículos é essencial para garantir um bom trabalho neste setor. É bom também manter a documentação em dia, só assim é possível ficar regularizado para esse tipo de transporte.

Entre em contato com a Mantran e saiba como otimizar a gestão de estoque e armazém utilizando sistemas inteligentes e ideais para sua empresa.