KPI e sua importância para logística

KPI e sua importancia para logistica

KPI e sua importância para logística são essenciais para a gestão das transportadoras e resultados. Os indicadores de desempenho ou KPIs e sua  importância para logística merecem destaque pois possibilitam a verificação do desempenho geral de qualquer empresa. Os KPIs são valores quantitativos essenciais para medir a eficiência de processos internos.

Com esses indicadores é possível verificar como uma área da empresa está indo e montar estratégias para melhorar o processo como um todo. É possível comparar os indicadores de desempenho ao GPS empresarial, pois sem eles não consegue-se traçar uma rota para o sucesso.

Quer saber mais sobre os KPIs e o modo de usá-los. Continue a leitura deste post.

O que são KPIs?

Os KPIs ou Indicadores-Chave de Desempenho são os indicadores que medem os processos internos de uma empresa e o desempenho da mesma. São extremamente importantes para a formação de estratégias de gestão e gerenciamento de sucesso. O sistema TMS permite gestão de processos e controles que proporcionam economia à sua transportadora.

Um exemplo importante de uma KPI é o custo de aquisição para o cliente, ou o CAC. Este custo mede quanto de gasto com marketing é necessário para conquistar um cliente e o número de sucesso depende muito do tipo de negócio. 

O valor de gasto do CAC precisa ser comparado ao lucro que este cliente está proporcionando. Se o valor gasto para a aquisição de cada cliente é de R$ 5,00, este valor é baixo se comparado a um cliente que está dando um lucro de R$ 1000,00, mas alto se o mesmo estiver dando um lucro de R$ 20,00.

Criando estratégias com os KPIs

Os índices, como já dito, medem seu sucesso ou fracasso em algum processo interno. Para criar boas estratégias é necessário fazer uma boa medição de seus KPIs, ter metas ideais para os KPIs medidos e um valor de tolerância caso os índices não forem atingidos.

Diferentes tipos de KPIs

Há quatro tipos diferentes de KPIs:

  • Indicadores de produtividade: são aqueles que medem o nível de eficiência dos processos da empresa. Como por exemplo quantas entregas um motorista consegue fazer em um dia.
  • Indicadores de qualidade – indicam a qualidade do serviço que está sendo entregue com conformidade ou não, como a quantidade de entregas sendo feitas dentro do prazo.
  • Indicadores de capacidade – mostram qual a capacidade total da empresa referente a quantidade e qualidade do produto ou serviço, como quantas entregas conseguem ser feitas durante um dia e dentro do prazo. É um KPI importante para demonstrar a competitividade da empresa. 
  • Indicadores estratégicos – fornecem informações como a empresa está batendo as metas segundo os KPIs.

Os KPIs são muito importantes para a definição de estratégias e saúde geral de qualquer empresa. Com eles é possível analisar como a empresa está indo e definir planos e metas para a melhora geral da empresa. 

Sem os KPIs não é possível fazer um planejamento estratégico fiel e bem planejado e a empresa vai em direções sem saber se está no caminho certo. Para saber mais informações sobre nossas soluções entre em contato.