Logística 4.0

Logística 4.0

Logística 4.0

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Atualmente é impossível pensar em um mundo sem computadores e smartphones e nos processos logísticos não é diferente, por isso é preciso evoluir e implementar novas tecnologias nas operações de transporte.

Através dessa necessidade de dar um passo à frente surgiu o conceito de logística 4.0. Uma das principais características desse novo conceito em logística é um processo desenvolvido para melhorar a eficiência no transporte de bens e produtos através da tecnologia.

Com a logística 4.0 é possível aumentar muito a velocidade de entrega das cargas, diminuir os custos, melhorar a satisfação do cliente e melhorar a competitividade. 

O que é a logística 4.0?

A logística 4.0 é derivada do termo Indústria 4.0 que se baseia na completa automação das fábricas. A logística 4.0 refere-se ao processo do uso de tecnologias como a Inteligência artificial , Big Data, Computação em Nuvem para a melhora de eficiência no processo.

As empresas que implantam a logística 4.0 diminuem os em até 34,2% e aumentam sua receita em 33,6%1. 

Com a logística 4.0 você consegue realizar 100% das entregas dentro do prazo estabelecido, estabelecer rotas automáticas, gerar dados para melhorar a definição das estratégias de sua empresa. 

Para fazer a implementação da logística é necessário o uso de cloud computing, big data, internet das coisas, inteligência artificial, digital twin, machine learning.

Apesar de muitos desses conceitos parecerem muito técnicos, tenho certeza que você usa todas essas tecnologias, mas não sabe. Na área de logística há sistemas que integram todas essas tecnologias facilitando a inserção no mundo da logística 4.0! 

Cloud computing

A computação em nuvem é o sistema de recursos compartilhados através da internet onde softwares e informações podem ser acessados em qualquer dispositivo. Com o cloud computing pode-se fazer a gestão de sua frota em qualquer dispositivo.

Big data

O Big Data é o nome dado para a enorme quantidade de informações que são disponibilizadas e são usadas por empresas para tomarem as melhores decisões de negócios. 

O Big Data é baseado nos 5Vs: Volume (da informação), Variedade (fontes), Velocidade, Veracidade e Valor. 

Na área de logística o Big Data é usado para coletar informações de distância percorrida, combustível usado entre outros. 

Internet das coisas

A internet das coisas é a grande rede de objetos conectados à internet e não inclui somente computadores e smartphones. Outros exemplos de objetos conectados à rede são relógios, geladeiras, carros e outros.

Através da internet das coisas é possível conectar a frota a internet sendo possível o acompanhamento em tempo real, quantas paradas o motorista fez e outras informações.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é o avanço tecnológico que permite que sistemas tomem decisões de forma autônoma baseada em dados. Com a inteligência artificial é possível o sistema decidir de forma autônoma a melhor rota para os motoristas.

Digital twin

Digital twin é o conceito da replicação no mundo virtual de um modelo virtual exatamente igual ao real. O digital twin permite a replicação do warehouse no mundo digital facilitando muito encontrar as cargas e o controle de entrada e saída.

Machine Learning

O machine learning tem conceito de mudança de comportamento da máquina autonomamente com base na sua própria experiência.

NÃO CONSEGUI ENCONTRAR EXEMPLO NA LOGÍSTICA DAÍ NÃO SEI SE TIRA.

https://tecnoblog.net/247820/machine-learning-ia-o-que-e/

CONCLUSÃO

A modernização das empresas é algo que está acontecendo de forma rápida e natural. Todas as empresas que não se adequarem ao mundo digital ficarão cada vez mais ultrapassadas.

A logística 4.0 é a evolução de toda transportadora. Através de sua implementação sua empresa melhora a eficiência de todo o processo. 

Referências:

https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/03/o-que-e-cloud-computing.html

1 Amr Mohamed et. al. Logistics 4.0: Definition and Historical Background. ResearchGate.

https://www.imam.com.br/logistica/noticias/3441-o-que-e-logistica-4-0

https://tecnoblog.net/263808/o-que-e-inteligencia-artificial/

https://revistamundologistica.com.br/glossario/logistica-40

https://tecnoblog.net/263907/o-que-e-internet-das-coisas/

https://www.ibe.edu.br/conheca-5-exemplos-de-sucesso-com-o-big-data-nas-empresas/

https://cargox.com.br/blog/afinal-o-que-e-a-logistica-4-0-e-como-sua-empresa-deve-se-preparar-para-essa-transformacao

https://www.imam.com.br/logistica/noticias/3441-o-que-e-logistica-4-0

https://transformacaodigital.com/tecnologia/entenda-o-que-e-digital-twin-e-o-poder-dele-para-o-seu-negocio/

https://www.i-scoop.eu/industry-4-0/supply-chain-management-scm-logistics/

https://www.researchgate.net/publication/336916467_Logistics_40_Definition_and_Historical_Background

https://blog.flexis.com/what-is-logistics-4.0

Big Data

https://www.ibe.edu.br/conheca-5-exemplos-de-sucesso-com-o-big-data-nas-empresas/