Os 4 principais desafios para as transportadoras.

As transportadoras nos dias de hoje passam por diversos desafios para se mantarem ativas no mercado, veja abaixo os 4 principais desafios que elas enfrentam na atualidade.

1 – Falta de profissionais

Um dos principais desafios para as transportadoras é encontrar mão de obra qualificada no setor logístico devido a diversos fatores: salários pouco atraentes, condições precárias no trabalho, estresse causado pela profissão, falta de treinamentos, etc.

Apesar de existirem cursos voltados para o setor logístico, ainda há poucos profissionais nesta área, o que causa uma escassez no mercado dificultando a contratação de uma mão de obra qualificada.

2 – Ausência de segurança no transporte de carga

Nos dias de hoje um dos maiores problemas para os empresários são as quadrilhas formadas para o roubo do cargas, a falta de segurança em nosso país facilita à atuação das quadrilhas.

As cargas com maior índice de roubo são dos produtos eletrônicos, farmacêuticos, peças automotivas, combustíveis, etc.

3 – Defasagem do frete

O gerenciamento do frete, por si só, representa um desafio gigantesco para as empresas dos mais variados segmentos, que precisam fazer suas entregas de forma rápida e segura, sem comprometer a qualidade da sua atuação junto aos clientes.

Porém, a crise enfrentada pela economia brasileira agravou a defasagem do frete, fazendo com que a logística de transporte tenha que lidar com valores ainda mais baixos do que os comumente praticados no mercado.

Segundo a pesquisa feita pela entidade em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a defasagem do frete nas operações de transporte rodoviário de cargas é de 20,89%.

4 – Terceirização dos serviços logísticos

A terceirização dos serviços traz diversos benefícios para as empresas, que conseguem economizar recursos e aumentar a sua produtividade.

No entanto, para que a terceirização possa ser, de fato, uma vantagem estratégica, é preciso contar com bons fornecedores, sendo que os critérios adotados pelos gestores durante a contratação dos parceiros nem sempre são os mais adequados.

As maiores dificuldades na terceirização são: Falta de comunicação entre as partes, falta de controle no processo logístico, realização do transporte por vias ineficientes, entre outros problemas encontrados.

Para ter um maior controle de suas operações e alcançar o sucesso no ramo logístico, conte com a Mantran, entre em contato com o nosso setor comercial e agende uma apresentação do nosso sistema TMS, dessa forma conhecerá os diversos benefícios que entregamos aos nossos clientes.