Os impactos do Covid-19 no segmento logístico

Os-impactos-do-Covid-19-no-segmento-logístico

O COVID-19 têm afetado empresas globais de diversos segmentos. Abalou bolsas, paralisou atividades básicas e fez com que o mundo todo precisasse adotar novos hábitos na rotina. Neste post, falamos sobre a COVID-19 e os impactos na logística.

No mundo logístico não foi diferente, com voos e portos parados em todo o mundo as empresas perderam uma boa parte de sua operação logística, muitas estão com produtos parados, armazéns vazios, viagens canceladas e clientes perdidos.

Os impactos do COVID só foram positivos para empresas que trabalham com e-commerce ao redor do mundo, pois as pessoas deixaram de comprar em comércios locais para comprar pela internet, com isso empresas logísticas que atendem sites de vendam ganharam diversos novos clientes tendo que em alguns casos contratar novos funcionários até mesmo durante a crise.

Mas nem todas as empresas do ramo estão nesse quesito, muitas deles estão passando por diversos problemas, como um alto número de produtos em seu estoque sem saída não tendo capital de giro, ou até mesmo a falta de produtos em seus estoque para atender os seus clientes, e isso pode levar a problemas como o prejuízo da imagem e da confiança do mercado na marca.

Somente com um sistema eficiente de gestão de logística, a sua empresa conseguirá se adequar rapidamente às mudanças bruscas que estão por vir.

É natural que durante esse período, o seu cliente mude o perfil de consumo de acordo com o segmento que ele faz parte: alguns deles podem elevar o volume de compras com pedidos maiores, alguns poderão ter maior frequência de compra. Essa simples mudança irá refletir no comportamento do consumidor final, impactado com a restrição de ir e vir em prol de um bem maior e coletivo. Isso vai exigir um nível muito maior e melhor dos serviços operados pela logística.

Por isso adapte a sua empresa e espere por maiores mudanças no comportamento do seu cliente mesmo após a crise da pandemia, aproveite o momento para estudar o mercado, buscar parceiros que agreguem em sua operação e estude sua empresa internamente para analisar os pontos fracos que podem ser melhorados.

Caso tenha interesse em conhecer como nossos sistemas podem ajudar a sua empresa à crescer, entre em contato com nossos consultores.