Será que desviar dos pedágios irá diminuir os custos?

Será que desviar dos pedágios reduz os custos?

Será que desviar dos pedágios irá diminuis os custos? Esta é uma dúvida muito comum, considerando que as condições das estradas brasileiras são muito diferentes ao longo de todas as regiões do país. Infelizmente a maioria das estradas em boas condições no Brasil é devido a privatização e cobranças de pedágios, no entanto será que vale a pena desviar desses pedágios para diminuir os custos?

Essa é uma possibilidade que passa na mente de muitas pessoas, afinal há pedágios que superam os custos de R$30,00 e muitas vezes por trechos pequenos. Porém, é preciso muito planejamento e cautela, para evitar gastos em dobro ou até penalidade por infrações.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.

Pedágio – Custo elevado no bolso

 

Muitos discutem a validade da cobrança de pedágios, pois já há uma cobrança cara de IPVA que seria destinado para esse tipo de manutenção. Os pedágios brasileiros são muito caros e alguns dos pedágios mais caros estão no Estado de São Paulo.

 

Mesmo sendo, em média, mais barato do que a média mundial, não significa que não pesa no bolso dos empresários do ramo de logística, afinal são muitas taxas e investimentos para manter a frota e as equipes com os roteiros e entregas em dia.

 

O pagamento do pedágio é obrigatório?

 

Sim. Todos os condutores que trafegam por estradas com pedágio devem realizar o pagamento da tarifa à concessionária. Além disso, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro no Art. 209, existe a cobrança de multa por evasão do pedágio o que constitui uma infração de trânsito grave.

Vale a pena desviar dos pedágios?

Apesar da cobrança de pedágio ser uma tarifa considerada cara por muitos condutores, o desvio dos pedágios costumam causar mais transtornos e custos do que economia, além de diversos riscos.  Dentre as desvantagens estão:

Gastos extras com combustível: por mais caro que seja o pedágio, dificilmente, principalmente com o custo atual do combustível, vai superar a economia com o pedágio.

 

Gastos extras com a manutenção: os pedágios existem para manter as estradas em boas condições e geralmente isso é cumprido o que traz menores gastos com a manutenção da frota, algo que não acontece com as estradas secundárias.

 

Atrasos nas entregas: as estradas secundárias possuem caminhos mais longos e demorados o que aumenta a possibilidade de atrasos nas entregas.

 

Maior segurança nas estradas: as estradas com pedágios tendem a ter melhores  pavimentações e condições mais favoráveis para uma direção segura na estrada. Algumas delas apresentam um alto índice de acidentes, mas isso é devido a um volume muito maior de tráfego do que as estradas secundárias.

 

A cobrança de pedágios, muito questionado por muitos, traz benefícios que não podem ser negados. As melhores estradas do Brasil estão atrelados a cobrança de pedágios e apesar de muitos serem caros diminuem os custos para as empresas de logísticas, pois trazem uma economia na manutenção da frota, combustível e melhor segurança para seus motoristas.

 

Além de contribuir em diversos processos da logística, a implantação do sistema TMS poderá auxiliar a transportadora e os caminhoneiros no planejamento das rotas, manutenção da frota, entre outros benefícios.

 

Referências:

 

<https://blogwlmscania.itaipumg.com.br/pedagio-mais-caro-do-brasil-2/> Acesso: 21/09/2022

<https://exame.com/invest/minhas-financas/os-10-pedagios-mais-caros-do-brasil/> Acesso: 21/09/2022

Saiba mais sobre o sistema para transportadora Mantran. Solicite agora uma demonstração gratuita da solução.