Vantagens do rastreamento online das entregas

Vantagens do rastreamento online

Vantagens do rastreamento online das entregas é um ponto chave a ser considerado pois o uso da tecnologia tornou-se uma das ferramentas mais importantes para tornar qualquer empresa competitiva e em um mundo digital não há mais espaços para controle manuais que estão muito mais passíveis de erros causando desperdício de tempo e dinheiro.

O rastreamento online torna o controle das entregas muito mais simples e confiáveis. Com este controle é possível evitar diversos tipos de problemas e tornar as rotas muito mais confiáveis.

Este post tem por objetivo mostrar os benefícios do rastreamento online de entregas e utilização de um sistema TMS.

Ajuda na satisfação do cliente 

Pelo rastreamento online é possível qualquer atendente informar com precisão o local onde a entrega do cliente esta é uma estimativa do tempo de entrega ou até que o próprio cliente realize esta consulta. Essa informação causa uma impressão de muito mais segurança para os consumidores.

Quando o cliente recebe este tipo de feedback tende a ter maior confiança na empresa e a chance de voltar a fazer negócios com a empresa é muito maior.

Reduz as reclamações

Atrasos acontecem, mas mesmo quando isso ocorre e os clientes têm a informação de onde está a mercadoria e a previsão real de entrega, isto ocasiona uma sensação de seriedade da empresa que diminui muito a desconfiança na empresa, sendo esta uma das vantagens do rastreamento online das entregas.

Isso faz com as reclamações a respeito da logística diminuam melhorando a imagem da empresa.

Melhora a eficiência dos motoristas

Uma das grandes vantagens do rastreamento online é ter o controle das rotas reais dos motoristas e o período de descanso deles. Com este controle é fácil saber se os motoristas estão fazendo caminhos desnecessários ou períodos de descanso acima do estipulado, melhorando assim a eficiência dos motoristas.

Segurança

A segurança é uma das partes mais sensíveis da logística no Brasil. Infelizmente o número de roubos de cargas continua alto. Com o controle online é possível minimizar este risco e em caso de roubo é possível localizar e recuperar a carga com rapidez.

Diminui os riscos de reentrega

Os gastos com as re-entregas causam muito transtorno e as empresas aumentam os custos e perdem tempo.

Quando se tem uma estimativa real do período de entrega com o rastreamento online, o cliente consegue se organizar e esperar pela entrega, o que diminui quando a estimativa é somente genérica. Assim evita que a empresa tenha que enviar o produto várias vezes para o mesmo local.

Melhora o atendimento ao consumidor

Boa parte das ligações para o SAC tem relação com o período de entrega da mercadoria. Com o rastreamento online os atendentes conseguem informar rapidamente para o consumidor dando uma resposta satisfatória que evita a ligação novamente da mesma pessoa diminuindo o tempo de atendimento.

O rastreamento online é muito útil para melhorar a imagem da empresa. Com ela é possível aumentar a confiança do consumidor, aumentar sua fidelização, reduzir as reclamações que tenham relação com a logística e o prazo de entrega, melhorar a eficiência e controle sobre os motoristas e aumentar a segurança das entregas. 

Referências: