Software TMS: como ajuda a contabilidade da transportadora?

Um software TMS congrega um conjunto de aplicações utilizadas para simplificar a gestão da cadeia de suprimentos. Esse tipo de solução é importante para suportar todo o planejamento, execução e otimização dos movimentos físicos de itens.

Em geral, trata-se de uma plataforma que permite aos usuários realizar uma série de processos que fazem parte do dia a dia de uma transportadora. O seu uso permite que a gestão seja mais prática e eficaz, o que pode proporcionar também o aumento da lucratividade.

Neste artigo, você poderá entender melhor como funciona um software TMS e quais os impactos que sua implantação pode trazer para a contabilidade em seu negócio. Continue a sua leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como funciona um software TMS?

TMS é a sigla, em inglês, para Transportation Management System, ou sistema de gerenciamento de transportes. Normalmente, esse tipo de tecnologia é oferecida como um módulo de uma sistema ERP e ajuda as organizações a administrar questões relacionadas aos fretes de entrada e de saída realizados.

O software utiliza ferramentas para o planejamento e otimização de rotas, mensuração das cargas nos caminhões, execução de operações, auditoria e pagamento de fretes e gerenciamento do pátio de veículos. Além disso, melhora a visibilidade acerca dos pedidos e sobre as movimentações realizadas.

Por meio dessas aplicações, é possível atender às demandas de transportadoras e prestadores de serviços de logística. O sistema pode ser utilizado também por fabricantes, distribuidores, organizações de comércio eletrônico, atacadistas, varejistas e quaisquer tipos de empresas que têm frotas próprias.

Esse tipo de sistema passou a ser muito relevante nessa última década, pois é um facilitador de todo o comércio global e atua em pontos importantes da cadeia de suprimentos. Ele permite que haja troca de informações entre áreas e empresas que estão conectadas por interesses, mas que eventualmente estejam em pontos geográficos distintos.

Além do mais, suas funcionalidades o tornam adequado para organizações que não só têm operações logísticas complexas, mas para aquelas que podem ter necessidades básicas de transporte. Ou seja, essa é uma solução que atende a empresas de qualquer porte.

Quais as vantagens de se utilizar o TMS?

Os objetivos finais do uso de um software TMS estão relacionados à melhoria da eficiência nas movimentações e à obtenção de maior visibilidade dos processos nas cadeias de fornecimento, em tempo real. Isso traz diversos outros benefícios para as organizações. A seguir, confira alguns deles!

Melhor atendimento aos clientes

Ao implantar um software TMS, a empresa ganha a capacidade de gerar relatórios e análises mais precisos. Isso, por si só, já justificaria o investimento. Afinal, a informação é a chave de ouro para qualquer negócio.

Conforme as operações se sucedem, são emitidos registros históricos a respeito dos tempos de processamento das remessas, da quantidade de trânsito média para determinados destinos e dos custos relacionados, tudo isso em um nível que não seria possível caso ainda continuasse fazendo apontamentos com base em planilhas.

Tudo isso tem papel significativo na tomada de decisão e na priorização das ações de melhoria dos processos. Assim, é possível oferecer preços mais competitivos e opções de roteiros de transportes que realmente atendam às demandas dos clientes.

Otimização do armazém

O TMS ajuda também na eficiência de armazenamento. Quanto mais o sistema de gerenciamento é utilizado, menos tempo será necessário para realizar as rotinas de frete. Com isso, a empresa pode dedicar mais tempo para trabalhar em outros projetos, como fazer a otimização de seu espaço de armazenagem.

Além disso, o software integrado ao seu sistema de WMS permite diminuir o erro de entrada de dados, já que há menos interferência humana no processo. Dessa forma, os colaboradores gastam menos tempo, pois não precisam entrar com essas informações manualmente, nem precisaram ficar conferindo os valores.

Assim, o negócio pode obter uma visualização geral, combinada de toda a cadeia de suprimentos, a fim de tomar decisões de negócios que geram mais economia e diminuem as ineficiências.

Novos possibilidades de entrega

Um sistema TMS robusto permite otimizar a maneira como você realiza as entregas. Por exemplo, por meio da análise das informações, é possível tomar a decisão de transportar grandes lotes para uma central de distribuição existente em uma região e posteriormente finalizar as entregas utilizando veículos de menor porte, que são mais ágeis. Além disso, essa prática permite entender que é mais eficiente utilizar apenas um modal. Independentemente de qual for a escolha, para que essa seja feita de maneira ideal, é preciso contar com o máximo de informações possíveis sobre as opções e isso é algo que sua empresa consegue obter utilizando um software.

Reduções de estoque

Ao utilizar um software TMS, é possível transmitir confiança para os seus clientes, que passam a receber suas remessas em tempo hábil. Isso permite que seja feito um melhor planejamento do dimensionamento da disponibilidade de estoques.

Além do mais, ter uma previsão precisa do inventário é cada vez mais importante, pois as movimentações de frete são parte importante tanto para a produção quanto para a entrega aos consumidores finais. Isso tende a se intensificar ainda mais, visto o crescimento das operações de e-commerce no país.

Melhorias no fluxo de caixa

Ao empregar uma lógica de contabilidade de carga mais adequada, a partir da melhoria nas atividades de pagamento, auditoria e serviços de consolidação do frete, por dentro de uma solução TMS, você pode conseguir baixar seus custos e aumentar as margens. Isso é fundamental para melhorar o fluxo de caixa, visto que suas retenções serão mais acertadas.

Além disso, a utilização do software melhora o apontamento, fazendo com que o processo tenha maior acurácia, o que evita problemas de ordem fiscal e faz com que a gestão contábil da transportadora possa ser realizada de um modo muito mais produtivo do que quando se utiliza planilhas e sistemas arcaicos.

Agora que você já conhece os benefícios da utilização do Transportation Management System, convidamos a conhecer a Mantran. Somos uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções logísticas para transportadoras. No mercado desde 1999, oferecemos a melhor tecnologia em software TMS e em sistemas de controle de armazenamento (WMS). Em nossa carteira, temos clientes de todos os portes e estamos focados em construir relacionamentos sólidos, prezando pelo comprometimento ao atender as solicitações, junto da resolução dos problemas.

Se sua empresa tem interesse em contar com profissionais qualificados e a tecnologias inovadoras e de alto impacto, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio.