Indicador OTIF: veja como pode melhorar a entrega dos pedidos

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Manter uma política de melhoria contínua dentro da sua empresa é fundamental para conseguir aumentar sua rentabilidade, melhorar resultados e encantar seus clientes, fidelizando-os. Para conseguir isso, é fundamental acompanhar as principais métricas e indicadores.

Um dos mais importantes de ser acompanhado é o indicador OTIF. Quando utilizado de forma adequada, pode trazer uma série de benefícios para sua empresa. Você conhece esse indicador? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre este assunto.

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O que é o indicador OTIF?

OTIF é a sigla para “On Time In Full”, que é a composição de duas métricas: On Time (quando a empresa entrega os produtos dentro do tempo estimado) e In Full (quando o cliente recebe a quantidade exata de itens que foram encomendadas inicialmente). Ou seja, se trata essencialmente de um indicador de performance e que, também, mostra o compromisso da organização com o consumidor.

Como ele pode ser calculado?

O cálculo do indicador OTIF começa com o levantamento dos dados de todos os pedidos dos últimos 12 meses. A partir disso, é hora de começar a separar em três tags:

  • atendimento no prazo;
  • entrega sem erro;
  • completo (cumpriu todas as especificações do cliente).

A partir disso, é essencial mensurar os percentuais de conformidade de cada uma das tags e assim, multiplicar os três números encontrados e dividir o resultado por 100.

Para entender melhor a questão, vejamos um exemplo:

  • 82% das entregas foram feitas no prazo;
  • 75% das entregas foram feitas sem qualquer erro;
  • 78% foram feitas de forma completa (cumpriu todas as especificações do cliente).

Assim, o indicador OTIF é de 47,97%. O ideal é que as organizações tenham índices 100% de entregas On Time In Full.

Quais os benefícios do indicador OTIF?

Por que é necessário fazer o cálculo do indicador OTIF? Quais são os benefícios que a organização ganha a partir desse controle? Veja os principais deles a seguir.

Satisfação dos clientes

Ao buscar um índice 100%, seus clientes ficam mais satisfeitos. Afinal, se os três índices são cumpridos completamente, é sinal de que não ocorreu qualquer tipo de atraso, sem qualquer erro (como envio de produtos errados) e que cumpriu todas as especificações do cliente (quantidades corretas).

Redução de gastos

Com a diminuição de erros e atrasos, pode-se conseguir uma maior redução de gastos, já que não será necessário reenvios ou gastos para recolher o produto que foi enviado de forma equivocada, ou com logística reversa.

Melhora da performance

Ao buscar atingir o índice 100%, a sua transportadora consegue uma melhora da performance, buscando formas de otimizar rotas, utilizar softwares para conferência de envios e entregas, entre outros pontos que maximizem a produtividade da sua empresa.

Identificação de falhas

Se os percentuais estão baixos, é sinal de que há falhas graves ocorrendo em sua transportadora. Assim, por meio desses números, você consegue avaliar onde estão ocorrendo seus problemas e como resolvê-los de forma prática, melhorando performance.

Como ele pode melhorar a entrega dos pedidos da sua transportadora?

Como falamos acima, o indicador OTIF consegue mostrar para os gestores de logística em que ponto da cadeia podem estar os principais erros internos. Por exemplo, se há um percentual baixo de cumprimento de prazos, mas todos os demais índices estão altos, é sinal de que você deverá estar mais atento a essa questão.

A partir dele, torna-se possível implementar uma política de melhora contínua em seu negócio, buscando sempre otimizar os processos internos da empresa, com base em indicadores objetivos e confiáveis.

O indicador OTIF é essencial para conseguir melhores resultados para sua transportadora, bem como fidelizar e conquistar novos clientes. Além disso, quando utilizado com outros indicadores importantes, bem como ferramentas de controle, consegue otimizar a gestão de custos logísticos.

E aí, gostou do post? Então, saiba mais sobre esse tema em nosso artigo sobre ferramentas de contre para gestão de custos logísticos.