Descubra agora mesmo como fazer o controle de pneus da sua frota

descubra-agora-mesmo-como-fazer-o-controle-de-pneus-da-sua-frota

Você já sabe que os pneus desgastam ao longo do tempo, devido ao grande uso por parte da frota. Isso gera a necessidade de troca e, consequentemente, custos para a sua empresa., uma vez que pneus desgastados aumentam o consumo de gasolina e ainda comprometem a segurança do motorista e de todas as pessoas ao redor.

É aí que entra o controle de pneus. Ele consiste em uma estratégia para evitar que os veículos saiam com pneus desgastados e ainda reúne uma série de passos capazes de reduzir o desgaste. Quer saber como realizar esse processo na sua empresa? Então continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Por que fazer o controle de pneus da sua frota?

Como você já sabe, é importante garantir que os veículos da sua frota estejam sempre em boas condições de uso, garantindo a segurança e eficiência do transporte de cargas. Isso inclui os pneus, que devem estar sempre em excelentes condições de uso.

O controle de pneus entra exatamente nesse momento. Ele é essencial para garantir que os pneus sejam monitorados de forma a serem substituídos sempre que necessário, antes de efetivamente gerarem problemas para os motoristas. Além disso, esse processo inclui uma série de estratégias capazes de garantir a conservação dos pneus, reduzindo a frequência da troca.

Portanto, ele traz dois principais benefícios para a sua empresa: uma melhor performance dos veículos e redução de custos. Isso porque ele garante que os veículos estarão sempre nas melhores condições possíveis para serem utilizados, e ainda há a redução da necessidade de substituição dos pneus, reduzindo os custos operacionais da logística da empresa.

Como fazer um bom controle de pneus da sua frota?

Diante dos benefícios desse processo para a organização, surge o questionamento: como realizar o controle de pneus da frota? Descubra agora algumas estratégias para isso!

Cadastre os pneus

Para realizar o controle de pneus da sua frota é importante que você saiba exatamente quais são eles, em que veículos estão e quando foram colocados. Além disso, é essencial acompanhar os quilômetros rodados por cada um deles de forma a identificar a melhor hora de realizar a substituição.

Portanto, crie uma planilha ou utilize um software no qual seja possível cadastrar todos os pneus e cada uma das variáveis associadas a eles.

Capacite os motoristas

A forma como os veículos são conduzidos influencia diretamente no desgaste dos pneus. Portanto, uma outra estratégia para realizar o controle de forma eficiente é capacitar os motoristas da frota, garantindo uma direção segura e que evite danos e desgaste para o veículo como um todo.

Faça rodízios

Os pneus não desgastam da mesma forma em todas as partes. Ou seja, dependendo do percurso ou da forma como o motorista conduz o carro, é possível que o desgaste seja maior na parte de dentro ou de fora do pneu. Além disso, os pneus da frente estão submetidos a condições diferentes dos de trás, o que também faz com que o desgaste seja diferente.

É aí que entra o rodízio como aliado. Ele consiste na prática de revezar a posição dos pneus fazendo com que o desgaste seja mais equilibrado.

Invista na manutenção periódica

Por fim, o balanceamento e alinhamento do veículo também influencia diretamente nas condições de uso dos pneus. Portanto, manter a manutenção em dia também é uma estratégia importante para garantir um bom controle dos pneus da sua frota.

Controlar os pneus da frota de veículos da sua empresa é essencial para garantir uma boa performance e reduzir os custos operacionais do negócio como um todo. Portanto, siga as nossas dicas e invista nesse processo agora mesmo!

Ficou com alguma dúvida ou quer deixar uma outra dica? Então aproveite o espaço abaixo para fazer um comentário!