Conheça as vantagens da automação logística de transportes.

conheca-as-vantagens-da-automacao-logistica-de-transportes

Com a transformação digital, é exigido que os gestores de todas as áreas fiquem atentos às novas tecnologias disponíveis para os mais diferentes setores — e no ramo de logística, não é diferente. Principalmente por ser um dos pontos da cadeia produtiva mais próximos do cliente final, é fundamental que a sua empresa fique atenta a essas inovações, a fim de melhorar a sua eficiência com o que há de melhor disponível no mercado.

Uma das principais novidades presentes atualmente é a automação logística de transportes, proveniente de sistemas como WMS (Warehouse Management System, ou Sistema de Gestão de Armazéns), TMS (Transport Management System, ou Sistema de Gestão de Transportes) e ERP (Enterprise Resource Planning). Ela é responsável por realizar tarefas mecânicas que antes eram feitas por colaboradores, mas que agora podem ser feitas de forma ágil e rápida pelos sistemas.

Neste post, veja as principais vantagens de aplicar a automação logística em sua empresa e tire as suas dúvidas sobre o tema!

Fidelização de clientes

A área de logística é a mais próxima do cliente final. Afinal, após a realização da compra, o contato seguinte dele com a empresa é por meio do recebimento do item em suas mãos. Dessa forma, para cativar a atenção do público e fidelizá-lo, é necessário que o setor logístico atue de forma impecável.

Por meio dos sistemas de automação (WMS, TMS e ERP), é possível ter uma maior eficiência e celeridade no processo de entrega, melhora no atendimento ao cliente e rastreio dos itens, entre outros pontos.

Lembre-se de que a eficiência não serve apenas para a parte interna do seu negócio, mas também para o acompanhamento externo da sua empresa. Quanto melhor ela funcionar, mais isso se refletirá na relação com o cliente final.

Monitoramento de desempenho

Por meio dos sistemas de automação (WMS e TMS), é possível ter um monitoramento constante e em tempo real sobre questões essenciais para a logística, como custo de frete, rastreamento de mercadorias, verificação de itens em estoque, planejamento de rotas e da produção, entre outros.

Os gestores logísticos, assim, têm todas as informações em suas mãos em tempo real, facilitando a tomada de decisões de forma mais embasada e com mais agilidade, reduzindo as chances de erros e potencializando os resultados do negócio.

Redução de custos operacionais

Fazendo com que a gestão de estoque seja otimizada, torna-se mais fácil encontrar gargalos que estejam gerando aumento de custos em seu negócio ou possíveis prejuízos desnecessários para a sua empresa.

Por exemplo: se há um armazenamento inadequado de itens frágeis, avarias poderão ocorrer continuamente, gerando a perda do seu produto e prejuízos ao longo do período. Isso acarreta em aumento dos custos de produção e, também, logísticos.

Se você utiliza um sistema focado em automação (WMS, no caso), ele indicará automaticamente os melhores pontos para armazenar esses itens e garantir menores perdas produtivas ao longo do tempo.

Oportunidades em áreas estratégicas da logística

Uma das vantagens dos sistemas automatizados é que eles apontam para os gestores as melhores soluções para a sua empresa, de forma não só a minimizar os problemas, mas também a reduzir adversidades que possam atrasar a sua empresa, podendo aproveitar janelas de oportunidade em seu negócio.

Assim, sua empresa poderá aproveitar uma série de oportunidades que os gestores não identificavam por não terem os dados prontos e devidamente analisados em sua frente.

Por exemplo, pode ser o momento ideal para a troca de um determinado veículo da frota, e um gestor desatento não reparou nisso. Porém, o sistema de TMS pode apontar a necessidade de troca antes que o veículo passe a gerar prejuízos para a empresa.

Integração de processos

Sistemas como WMS, TMS e ERP podem ser integrados, de forma a garantir processos mais alinhados e intercâmbios de informações entre subsetores da área logística. Por exemplo, um sistema WMS pode oferecer subsídios de informações que auxiliam o setor de vendas.

Vamos supor que haja um volume elevado de determinado item no estoque. Será necessário realizar ações promocionais para aumentar as vendas dele, de forma a reduzir o acúmulo e aumentar o giro de estoque. Isso é possível graças à integração de processos entre WMS e ERP.

Maior controle dos estoques

Os sistemas automatizados realizam a tarefa de controle de estoque de uma forma mais eficiente e com redução de esforços por parte dos colaboradores. Se antes a entrada e saída precisavam ser controladas de forma manual, é possível realizar o acompanhamento mais rapidamente com esses itens.

Com a leitura de um código de barras e lançamentos no sistema, o gestor logístico consegue identificar a entrada e saída de itens, a data, para onde foram enviados e quem foi o colaborador responsável, entre outros pontos fundamentais para o acompanhamento das mercadorias do seu negócio, minimizando os riscos de extravios.

Maior produtividade

Diante de tudo que falamos, há um aumento da produtividade no setor logístico. Afinal, diversas funções que antes eram feitas de forma manual passam a ser realizadas de forma automatizada, permitindo que seus colaboradores se debrucem, principalmente, em questões analíticas.

As consequências são uma maior redução de erros e maior agilidade nos processos internos, tornando-se possível realizar um maior número de tarefas em menor tempo — e todos saem ganhando com isso.

A automação logística de transporte é uma das ferramentas mais importantes para o setor, podendo facilitar os processos internos do seu negócio. Como falamos, um bom trabalho nessa área é capaz de melhorar os processos, fazer sua empresa crescer, indicar brechas de oportunidades e garantir maior produtividade e a fidelização do cliente final. Por isso, não deixe de conhecer as possibilidades de automação para o setor logístico, como os sistemas WMS e TMS integrados ao sistema ERP do seu negócio.

Quer contar com as melhores tecnologias de automação logística para a sua empresa? Temos as melhores opções para otimizar o seu setor e aproveitar uma maior eficácia na rotina da sua empresa. Entre em contato conosco, tire as suas dúvidas e saiba mais sobre os nossos produtos!