Vantagens do TMS: entenda por que sua empresa precisa de um.

vantagens-do-tms

Você sabe como utilizar esse tipo de software em seu negócio? Neste post, vamos mostrar as principais vantagens do TMS. Boa leitura e aproveite o conteúdo!

Obter uma maior eficácia nos setores internos do seu negócio é fundamental para conseguir melhores resultados em sua empresa, tanto internos quanto externos. Nesse sentido, o setor logístico merece atenção redobrada.

Uma forma de melhorar a logística interna é por meio da adoção de um sistema TMS (Transportation Management System). Ele permite que os gestores possam acompanhar a realização das principais ações técnicas no que concerne a gestão das frotas da sua empresa.

Oferece um maior controle das operações

Os sistemas TMS permitem que os gestores de logística consigam ter maior controle sobre todos os processos relacionados com o transporte de mercadorias, garantindo uma maior eficácia na entrega.

Por exemplo, por meio do software, o gestor consegue identificar quais são os fatores que estão influenciando em um possível atraso no transporte de cargas. Se esse tipo de problema com determinada rota for recorrente, podem ser questões referentes ao trajeto que estejam impedindo a eficiência do prazo, uma das maiores vantagens do TMS.

Facilita o monitoramento dos carregamentos

Ter uma maior eficácia no processo de carregamento permite que a sua empresa consiga melhorar a sua produtividade nesse aspecto, conseguindo melhores resultados a longo prazo. Por ser um sistema que trabalha com a composição dos dados oferecidos nos processos, é possível identificar possíveis desperdícios de tempo.

Por exemplo, os sensores instalados nas portas podem identificar quando elas são abertas e fechadas, os tempos de parada e as pausas de descanso, entre outros. Dessa forma, torna-se possível verificar se há a necessidade de resolver questões com os colaboradores, se há abusos em paradas que estejam comprometendo o tempo total da rota ou, até mesmo, atestar se o seu motorista está, de fato, fazendo as pausas de descanso.

Auxilia na redução de erros

Os erros são os maiores vilões da produtividade e da eficiência do seu setor logístico. Eles podem gerar gargalos de tempo de ação, atrasos na entrega e erros na composição de rotas, entre outros.

Um sistema TMS é responsável por fazer com que os seus colaboradores consigam atuar com uma maior eficiência no dia a dia, minimizando problemas que podem causar sérios prejuízos para o seu negócio.

Pela redução das tarefas feitas de forma manual, optando-se pelas modalidades automatizadas, o que permite uma maior eficácia dos processos internos.

Por exemplo, cargas que sejam enviadas para os veículos e rotas erradas geram a necessidade de reenvio dos itens para o armazém e realocação em outra rota. O custo disso pode ser bastante significativo para a empresa.

O sistema TMS consegue fazer a verificação automática de quais são os itens que devem ser encaminhados para os determinados veículos, e essa conferência pode ser feita por meio da leitura do código de barras do produto, atestando que ele está sendo encaminhado para o local certo.

Automatiza operações

Outra vantagem importante para o uso do sistema TMS diz respeito à automação das tarefas relacionadas à logística e ao transporte, realizadas cotidianamente. Quanto mais você conseguir tornar as tarefas técnicas automatizadas, mais rápido e prático será o seu processo logístico.

Um software dessa natureza consegue automatizar operações tais como:

  • período de manutenção das frotas existentes;
  • realização de pedidos e orçamentos com os parceiros previamente cadastrados;
  • verificação da tabea de frete;
  • pagamento dos motoristas terceirizados;
  • elaboração de relatórios de desempenho das frotas;
  • informações sobre as rotas existentes.

Por exemplo, é possível automatizar o agendamento da manutenção periódica, de forma a não perder os prazos. Quando a frota está devidamente bem cuidada, com as verificações preventivas em dia, reduz-se os riscos de defeitos e panes que podem paralisar a sua frota.

Isso acarreta em uma série de vantagens para o transporte, tais como:

  • aumento da agilidade e eficiência da frota;
  • redução no índice de acidentes e defeitos que comprometem a frota;
  • maior segurança para a carga e condutores;
  • maior satisfação do cliente, entre outros.

Reduz custos operacionais

O TMS é um aliado fundamental para aqueles que desejam reduzir os custos operacionais no setor logístico. Isso ocorre porque o sistema, pela sua capacidade de automação e uso de inteligência artificial permite identificar, com maior eficiência, pontos importantes para melhorar a estratégia do seu negócio.

Por exemplo, o sistema consegue identificar com maior agilidade quais são as rotas com maior eficiência, fazendo com que seus condutores evitem percursos perigosos, com altos índices de acidentes ou com problemas relacionados com furtos e roubos de carga.

Com isso, diminui-se gastos com gasolina, com desgaste de peças em rodovias de más condições e, principalmente, prejuízos com problemas com ações criminosas.

Permite a integração com outros softwares

A maioria dos sistemas TMS possuem a possibilidade de serem integrados com outros softwares importantes de gestão da sua empresa. Ele pode, por exemplo, ser integrado com o WMS (Warehouse Management System) e propiciar um maior controle e uma gestão aprimorada das atividades de logística.

Com isso, o gestor consegue ter uma visão mais sistêmica e complexa sobre o setor, avaliando quais medidas podem ser adotadas para otimizar o departamento e conseguir melhores resultados.

Acelera o processo de entrega

Se todas as informações disponíveis estão nas mãos dos gestores para a resolução de questões pendentes, é possível acelerar consideravelmente o processo de entrega, algo extremamente importante para o cliente e que pode impulsionar a imagem da empresa, uma das principais vantagens do TMS.

Enquanto o atraso impacta negativamente o seu negócio, quando o processo de entrega é agilizado, ele consegue encantar o cliente e fazer com que ele seja fidelizado a longo prazo — algo cada vez mais fundamental, principalmente quando falamos de áreas competitivas, gerando diferencial perante os seus concorrentes.

Compreender as principais vantagens do TMS é fundamental para decidir pela implementação desse tipo de solução em seu negócio. Com isso, você consegue identificar as principais demandas e encontrar as melhores opções para impulsionar os resultados.

Quer implementar essa solução em seu negócio? Então, entre em contato conosco, converse com um de nossos atendentes e saiba mais sobre como adotar o TMS em sua empresa!