Por que você precisa de um suporte para sistema TMS de qualidade?

TMS-qualidade

O mundo dos negócios está cada vez mais digitalizado. Atualmente, as organizações estão abandonando de vez os formulários em papel e as velhas planilhas utilizadas para gerenciar as atividades. Com isso em mente, falando de empresas de transporte, a implantação de um sistema TMS se torna essencial e exige uma alta qualidade no suporte.

Esse tipo de solução pode trazer diversos diferenciais competitivos, tornando os processos mais ágeis e eficientes. Neste post, você poderá encontrar mais informações a respeito. Acompanhe!

O que é um sistema TMS?

TMS é a sigla, em inglês, para Transportation Management System — ou Sistema Para o Gerenciamento de Transportes. É um tipo de software utilizado para dar o suporte em todas as atividades que compõem a rotina de uma empresa que atua nesse segmento.

Esse tipo de plataforma é projetada para agilizar o processo de movimentação, desde a decisão da emissão da remessa até o recebimento. Isso facilita o gerenciamento da cadeia de suprimentos, no que tange ao transporte de itens, independentemente dos modais utilizados.

Um TMS com qualidade permite que os remetentes automatizem os seus processos internos e recebam insights valiosos para economizar tempo e reduzir gastos com remessas futuras. As empresas de distribuição, organizações de comércio eletrônico e qualquer outra instituição que movimente cargas regularmente pode utilizar essa estrutura.

Desde a cotação até a entrega, a implantação desse software contribui para otimizar os gastos e melhorar os processos. Contudo, é sempre importante ressaltar a necessidade de buscar uma solução de qualidade reconhecida no mercado, pois, assim como acontece em qualquer setor, há empresas que atuam com esse serviço e que talvez não sejam as mais indicadas para suprir suas expectativas.

A importância do suporte

O suporte é algo extremamente relevante quando falamos da escolha de uma companhia fornecedora de software. Porém, nem sempre o tomador de decisão leva isso em consideração. Quando seu parceiro oferece apoio constante e simplificado, a tendência é a de haver menos resistência e ruídos ao longo do processo de implantação.

A experiência do usuário se torna mais satisfatória e a probabilidade de que as pessoas se tornem defensoras do programa aumenta bastante. Por isso, ao escolher, é preciso ficar atento e verificar qual é a estrutura de suporte que está sendo oferecida no pacote contratado. Ao estabelecer uma comunicação clara e transparente, os problemas tendem a ser superados com mais facilidade, garantindo a satisfação de todas as partes.

Quais são as principais vantagens?

Para qualquer empresa que esteja em logística, um TMS de qualidade é uma ferramenta que pode melhorar as operações, impulsionar os negócios e oferecer um melhor serviço aos clientes. Existem inúmeros benefícios que ajudam um negócio a mover o frete da origem para o destino com precisão e economia.

Antes de tomar a decisão, entenda o valor desse software e como ele pode ser benéfico para sua empresa!

Redução de custos

Um dos maiores benefícios que um TMS oferece é possibilidade da redução dos custos de frete. Ele é capaz de fornecer economia por meio de análise e otimização. É possível também acompanhar os indicadores de desempenho e agir sempre que for identificada uma oportunidade.

Um programa de gerenciamento de transporte fornece sugestões de como eliminar despesas desnecessárias, na medida em que processa os dados e retorna informações valiosas.

Melhor rastreamento

Um TMS com qualidade também permite a visualização de onde as unidades de transporte e as remessas estão localizadas em tempo real. Isso é um dado muito útil para a estimar o tempo demandado por uma rota e assim criar uma programação mais eficiente.

Ao utilizar um sistema TMS, você poderá melhorar sua capacidade de atendimento ao cliente. Isso porque ele permite monitorar seu desempenho frente aos prazos acordados. Como você sabe onde exatamente estão suas remessas, é possível fornecer status reais e, por consequência, diminuir eventuais insatisfações em caso de atrasos.

Essa questão da comunicação vale também para os demais elos da cadeia, caso você esteja interligando outros agentes, o que é muito interessante para reduzir a incidência de possíveis ineficiências.

Aumento da produtividade

Com a adoção do software, a produtividade de seu armazém também aumenta. Como o fluxo de entrada e saída nos estoques é constante, talvez seja difícil manter um depósito bem organizado, e isso é algo que faz toda a diferença no processo logístico, especialmente em termos de lead time.

No entanto, a integração de um TMS com WMS pode criar um registro de pedidos e rastrear onde eles estão localizados no depósito, em trânsito e quando chegam. Isso permitirá que os usuários revisem as rotinas e garantam que tudo aconteça como planejado.

O que um bom sistema TMS deve oferecer?

É fundamental observar alguns quesitos antes de optar por um sistema TMS. Por isso, verifique a respeito da quantidade de recursos consumidos e do tempo de implantação. Confira também sobre o treinamento para os usuários-chave que atuarão como multiplicadores do conhecimento. Sem isso, você corre um grande risco de fazer um investimento que não trará resultados.

Em termos mais operacionais, o programa precisa ser leve e ágil. Quando um software trava demais ou demora muito para processar as informações, a tendência é que as pessoas passem a executar parte de suas atividades por fora, mesmo sabendo que isso é indevido.

Além disso, converse com os fornecedores mapeados e com outras empresas que adotaram o sistema para ficar por dentro de questões relativas à sua confiabilidade e sobre as políticas de segurança da informação. Com isso, faça uma análise sobre os meios disponibilizados para hospedar e transmitir os dados.

É interessante também dar atenção a questões como o atendimento que lhe é oferecido e às possibilidades de personalização, de maneira que ele fique aderente ao que a sua empresa realmente precisa. Ademais, é muito importante buscar a solução de melhor custo-benefício.

Portanto, se sua empresa precisa de um excelente sistema TMS, convidamos você a conhecer a Mantran. Estamos no mercado desde 1999, ajudando nossos clientes a solucionar questões logísticas por meio da implantação de tecnologia de ponta. Nossos programas podem ajudar a atingir os níveis de excelência operacional e estratégica que você está buscando para seu negócio.

Gostou deste post? Então entre em contato conosco para saber mais informações sobre a instalação de softwares!